Por eduardo.oliveira

Rio - Os blocos Aretê (17h) e Simpatia é Quase Amor (21h) animam o carnaval de São Gonçalo nesta segunda-feira (16), na Rua Doutor Francisco Portela. Já a bateria da Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra e o Cordão do Bola Preta encerram o carnaval gonçalense na terça-feira (17).

"Os gonçalenses antes iam para o Rio pular o carnaval e agora trouxemos para São Gonçalo os blocos de lá. Ninguém precisa mais atravessar a Ponte. E ainda temos recebido foliões de outros municípios", ressaltou o secretário de Governo, Sandro Almeida.

Segundo o secretário, a estrutura está bem maior e melhor do que nos outros anos. "A Polícia Militar está nos dando todo apoio, juntamente com a Guarda Municipal, Postura e Ordenamento Urbano que também estarão todos os dias dando suporte para garantir a segurança dos foliões.

Um posto médico avançado foi montado no encontro das ruas Maria Rita e Jaime Figueiredo com capacidade para atender inclusive casos graves. Com cinco leitos e cinco ambulâncias - que desafogam as do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) -, a unidade conta com respiradores artificiais portáteis, desfibrilador e monitor cardíaco.

Quatro médicos, 13 técnicos de enfermagem e dois enfermeiros estão preparados e com acesso à estrutura para receber os pacientes. Na primeira noite foram registrados 24 atendimentos - a maioria casos de hipertensão - e neste sábado, 32 - incluindo um caso que precisou de transferência para o hospital.

"Nos outros anos o Samu tinha dificuldade para atender a demanda espontânea para atender os pacientes em postos médicos montados para o carnaval. Hoje temos nossas viaturas independentes disponíveis", explicou a coordenadora de eventos da secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Silva.

Além do reforço de 200 policiais do 7º BPM (São Gonçalo), 60 agentes da Guarda Municipal estão trabalhando diariamente durante o evento, além de equipes da secretaria de Segurança Pública de São Gonçalo. Nenhum incidente foi registrado nesses dois primeiros dias de folia.

Você pode gostar