Maricá ganhará um complexo turístico no valor de R$ 350 milhões

Área de 840 hectares no município receberá três hotéis cinco estrelas, com mil quartos, e um campo de golfe

Por O Dia

Rio - Maricá vai ganhar um complexo turístico com três luxuosos hotéis cinco estrelas e um campo de golfe. O anúncio foi feito durante um encontro entre o prefeito da cidade, Washington Quaquá e executivos da BlueBay, grande rede hoteleira da Espanha. A área da Fazenda São Bento da Lagoa tem 840 hectares, fica no distrito de São José do Imbassaí e engloba a Restinga de Maricá, região de preservação natural junto ao mar. A previsão da IDB Brasil, empresa responsável pelo empreendimento, é que as obras sejam iniciadas ainda este ano, gerando, ao todo, 6.500 empregos diretos e indiretos.

O prefeito informou que este empreendimento será a grande ancora do turismo para a cidade. “Queremos passar Búzios para consolidar Maricá como o quinto destino turístico do Brasil”, afirmou Quaquá, adiantando também uma parceria municipal com o Grupo BlueBay. “Eles vão construir uma escola hotel de turismo na Ponta da Preguiça, em Jacaroá, com a qualificação da mão de obra local”, adiantou o prefeito, que estava acompanhado do presidente, Jamal Satli Iglesias; e do CEO do grupo BlueBay, Joaquim Janer; do CEO do grupo IDB, Emilio Izquierdo, de representantes do Conselho Federal de Corretores Imobiliários (Cofeci) e de outros empresários espanhóis.

Quaquá acrescentou que mais de 80% da área do complexo será não apenas preservada, mas se transformará em uma reserva de preservação ambiental permanente. Além disso, os pescadores de colônia de pesca de Zacarias, uma das mais antigas e tradicionais do município, serão incorporados ao empreendimento. A ideia é reproduzir o modelo aplicado com os pescadores em Salvador, Bahia. "Todos ganharão o título de propriedade de suas casas, tanto quanto os índios da aldeia Guarani, que também farão parte do projeto", explicou o prefeito, em alusão às duas tribos indígenas que atualmente ocupam áreas dentro da propriedade do IDB.

Com 65 hotéis luxuosos em 32 destinos turísticos no Oriente Médio, Europa e Caribe, o Grupo BlueBay construirá em Maricá três empreendimentos luxuosos com mil quartos, 200 vilas turísticas, Centro Hípico Internacional, campo de golfe, academia, eco-resort vinculado a 2ª maior Reserva Particular do Patrimônio Natural, que será criada na restinga com 450 hectares – maior que o bairro de Copacabana – e aberta ao público, e ampla estrutura de lazer e piscinas.


Últimas de _legado_O Dia no Estado