Secretaria de Saúde de Bom Jesus implementa Central de Regulação

Central visa a descentralizar o sistema de pedidos, análise, liberação e marcação de consultas na unidade do município

Por O Dia

Rio - "A partir da próxima segunda-feira (09), nenhum morador dos distritos e bairros precisará ir ao centro da cidade para marcar exames”. A afirmação é do secretário municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana, Sávio Saboia. Isso acontece graças a implentação da nova Central de Regulação que, a partir do próximo dia 9 de março, também vai gerenciar as consultas médicas.

O funcionamento da central vinha sendo estudado desde novembro do ano passado e visa descentralizar o sistema de pedidos, análise, liberação e marcação de consultas nas unidades de Saúde do município. Os exames de imagem e de maior complexidade, que necessitam encaminhamento a centros maiores, também passarão pela central.

"Muitas vezes as pessoas tinham dificuldade para se deslocar até o centro da cidade. Agora, o máximo que o usuário vai precisar é ir até o posto de saúde (PSF) de seu distrito ou bairro, explicou Sávio. A Central de Regulação, além do estudo do Executivo, foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde. O usuário vai procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua casa e fazer a solicitação. O médico que atender o paciente analisa o caso e determina se há necessidade de uma consulta com especialista ou de exames mais específicos.

A unidade encaminha todos os pedidos para a Central, que vai estudar caso a caso, aprovar e devolver às unidades de bairros ou distritos com data, hora e local do procedimento. O paciente será comunicado da decisão no local onde mora, o que gera mais conforto.

"Toda mudança precisa de adaptações, pedimos a compreensão de todos nesses primeiros dias. Mas em pouco tempo ninguém vai precisar passar a noite na fila pra marcar uma simples consulta", completou o secretário.

Últimas de _legado_O Dia no Estado