Casimiro de Abreu sedia evento de cicloturismo no fim de semana

Ecotrilhas começa às 8h30 e deve reunir 140 ciclistas de toda a região sudeste

Por O Dia

Rio - O Ecotrilhas - Circuito Vale Verde, com a presença de mais de 140 ciclistas vai acontecer no próximo domingo (15), em Casimiro de Abreu, na Região Serrana. Ao todo, serão 55 quilômetros de aventura e belas paisagens com saída e chegada do sítio Fruta Pão. A largada é às 8h30.

No sábado (14) haverá a entrega de kits aos atletas participantes. Ciclistas de toda região sudeste, além de representantes de municípios vizinhos como Macaé, Cabo Frio, Campos e Santo Antônio de Pádua vão participar.

Segundo o secretário de Turismo e Eventos, Oscar Pires Júnior, o evento mostra o potencial do município para o investimento turístico, por conta das belezas naturais da região. "Esse é um roteiro comercializado fora da cidade, com participação também de atletas daqui. A realização do Ecotrilhas em Casimiro de Abreu vai estimular o surgimento de outros roteiros de cicloturismo. Este é um segmento que está crescendo em todo o Brasil e ficamos satisfeitos em ver empresários investindo na cidade. Essas realizações trazem recursos para o município e, por isso, apoiamos a iniciativa", explicou.

As inscrições para participar já estão encerradas. A organização informa que os ciclistas deverão levar alguns equipamentos para sua segurança. É obrigatório que as bicicletas estejam revisadas e que cada ciclista leve seu capacete. Também é importante não esquecer de luvas, óculos, tênis ou sapatilha, mochila de hidratação ou garrafinha, filtro solar, capa de chuva ou corta vento. Precisam ainda estar entre os itens: repelente, câmara de ar reserva e remendos, bomba, kit ferramentas e documento com foto.

O evento foi criado, em 2005, pelo ciclista Jorge Adriano – fã número um do ciclismo de montanha. A princípio, este era apenas um momento de diversão entre alguns amigos que buscavam realizar aventuras nos feriados prolongados. No entanto, devido ao interesse de grande número de simpatizantes do cicloturismo em participar destes ricos momentos, o evento foi tomando uma dimensão mais abrangente e começou a ser organizado de uma forma mais esportiva e ecológica.


Últimas de _legado_O Dia no Estado