Petrópolis ganha aplicativo com atrações turísticas

Turista poderá ouvir pelo celular a descrição de cada um dos mais de 100 pontos de relevância histórica, artística e cultural

Por O Dia

Rio - Petrópolis comemora 172 anos nesta segunda-feira (16) com o lançamento de um guia interativo multimídia que vai contar a história de seus monumentos e bens históricos. O aplicativo Petrópolis, o primeiro no país a utilizar a tecnologia QR Code, pode ser baixado gratuitamente no Google e Apple Store. Um acervo de fotos e informações possibilita um inédito passeio pelos pontos turísticos da Cidade Imperial.

O visitante vai poder ouvir pelo celular a descrição de cada local e arquivar a história de cada monumento, casa ou palácio no seu aparelho. Nesta visita guiada virtual, o turista poderá conhecer detalhes do enorme acervo que a cidade oferece, bastando clicar no código exposto no canto das vistosas placas informativas recentemente instaladas em mais de 100 pontos de relevância histórica, artística e cultural.

O aplicativo Petrópolis aciona automaticamente o leitor de QR já contido no dispositivo e ao encostá-lo no código existente em cada placa irá ouvir uma rápida explicação acompanhada de foto e informações. Os textos já estão disponíveis em português e inglês, sendo selecionados também de maneira automática segundo o idioma configurado no equipamento do usuário.

A presidenta da Fundação de Cultura eTurismo de Petrópolis, Thais Ferreira, destaca que a maior vantagem é que o aplicativo, uma vez baixado, dispensa a necessidade de estar conectado à internet, o que facilita o acesso por qualquer usuário. "Em Londres, no verão do ano passado, foi lançado um projeto parecido usando os códigos QR, mas necessitando de acesso online, ou seja, obrigando o visitante estar conectado à rede de internet, o que dificulta a utilização pelos turistas".

O modelo desenvolvido pela empresa petropolitana Plataforma Digital é mais avançado e criativo, pois o visitante faz o download do aplicativo em poucos segundos e fica livre para acessar o conteúdo no smartphone ou tablet quando quiser e de qualquer lugar do planeta. "Por causa dessa tecnologia, qualquer interessado em visitar Petrópolis, ao baixar o APP, recebe imediatamente todo esse material multimídia e conhece a beleza e variedade das atrações da Cidade Imperial, podendo planejar melhor o seu passeio", acrescenta.

O aplicativo Petrópolis contém importante acervo de fotos e textos elaborados por pesquisadores ligados à Fundação e apresenta informações sobre a trajetória da cidade, atrações do centro histórico e arredores, lista de serviços e utilidades, além do calendário de eventos que será atualizado mensalmente. Outro diferencial é que o aplicativo também propõe um romântico "circuito a pé" pelo Centro Histórico, onde é possível utilizar os recursos da localização por GPS e mapas virtuais, sendo uma facilidade adicional para os mais sofisticados.

Para baixar, o usuário que possui smartphone ou tablet com sistema Android ou iOS deve acessar a Play Store (Google) ou a Apple Store e pesquisar por "Petrópolis" ou "Visite Petrópolis" para fazer o download gratuitamente.

Últimas de _legado_O Dia no Estado