Niterói, Friburgo e Itatiaia, as novas "cidades maravilhosas"

Roteiros dos municípios serão apresentados aos turistas que visitarem o Pão de Açúcar neste sábado (21)

Por O Dia

Rio - Em sua terceira edição, o projeto Cidades Maravilhosas, coordenado pela Secretaria de Turismo e TurisRio – Cia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, apresenta aos visitantes do Pão de Açúcar três novas cidades: Niterói, Nova Friburgo e Itatiaia. A ação acontece neste sábado (21) e vai contar com a participação de divulgadores caracterizados, fazendo referências à história e às tradições de suas cidades.

Iniciada em 7 de março, a iniciativa tem como objetivo atrair o turista de outras cidades e países para as belezas do interior do estado e incrementar o fluxo nos recantos menos explorados do Rio de Janeiro. O evento contará com representantes das secretarias municipais de Turismo, que distribuirão folhetos e darão consultoria aos cariocas e visitantes, sobre as peculiaridades de cada cidade, com sugestões de roteiros, hotelaria, gastronomia, cultura e lazer.

"O projeto tem sua essência debruçada na oportunidade de colocar frente a frente o gestor turístico e o visitante. Desta forma, a apresentação de uma cidade pouco conhecida se torna mais fácil e atrativa. É uma experiência diferente para o turista, que está acostumado com as agências de viagens, que nem sempre têm o conhecimento devido sobre as cidades", explicou o secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix.

A expectativa é de que sejam atendidas cerca de 4 mil pessoas por dia, das 10h às 14h, em frente à estação do Bondinho do Pão de Açúcar, no bairro da Urca. No sábado seguinte (28) o destaque será para as cidades de Cabo Frio, Barra do Piraí e Paraty.

Sobre as cidades

Terceira cidade que mais recebe turistas do Estado do Rio de Janeiro, Niterói atrai basicamente por seus centros culturais e históricos e suas praias oceânicas. Itatiaia e Nova Friburgo são cidades famosas por suas belezas naturais. O Parque Nacional de Itatiaia é a mais antiga unidade de conservação do Brasil, e a “Suíça brasileira”, como é conhecida Nova Friburgo, é famosa pelo clima ameno e agradável, pela culinária local e arquitetura de seus prédios do período colonial.


Últimas de _legado_O Dia no Estado