Petrópolis terá temática da Defesa Civil no currículo escolar

Professores aprenderão noções básicas do órgão, medidas para deixar a casa mais segura no verão e o que fazer antes, durante e depois das fortes chuvas. Temas serão trabalhados em sala de aula, com os alunos

Por O Dia

Rio - A temática da Defesa Civil será incluída no currículo escolar da rede municipal de Petrópolis. Nesta semana, a secretária de Educação, Mônica Freitas, e o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, se reuniram com diretores de escolas para falar sobre como será a capacitação dos professores ao longo do ano: em cursos presenciais e pela internet, os professores aprenderão até novembro noções básicas de Defesa Civil, medidas para deixar sua casa mais segura no verão e o que fazer antes, durante e depois das fortes chuvas. Esses temas serão trabalhados em sala de aula, com os alunos, conforme os professores forem sendo capacitados.

A temática da Defesa Civil será abordada na disciplina de História e Geografia de Petrópolis (HGPT), em turmas do 6º ao 9º do Ensino Fundamental da rede municipal. Essa iniciativa do prefeito Rubens Bomtempo se soma às demais medidas que vêm sendo tomadas desde 2013 pelo município para a redução de riscos de desastres naturais em Petrópolis, como obras de contenção de encostas, capacitação de voluntários nas comunidades, criação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e convocação de geólogos concursados, entre outras ações.

“Essa reunião com os diretores de escolas foi o primeiro passo do processo de formação dos professores. Apresentamos o nosso projeto de capacitação e, agora, o trabalho desenvolvido em sala de aula pelos professores será concomitante à formação que eles vão receber”, disse a secretária Mônica Freitas.

Durante o ano, o curso presencial envolverá 22 escolas, com a participação de um professor, um aluno e um funcionário de cada escola, além de um agente de saúde (ACS) ou de endemia (ACE) e de um voluntário do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) da região. Já o curso online envolverá todas as escolas.


Últimas de _legado_O Dia no Estado