Petrópolis inaugura centro de atendimento popular

Novo Centro POP vai auxiliar a população de rua com atendimento social e psicológico

Por O Dia

Petrópolis (RJ) - Petrópolis ganhou mais um espaço para o acolhimento de população de rua. Nesta terça-feira (31), a cidade inaugurou o Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro POP Marcelino da Conceição Garcia), na Rua Floriano Peixoto, no Centro. Além do atendimento social e psicológico, o espaço, que funciona das 8h às 17h, também irá oferecer almoço, banho, espaço para convivência e sala para leitura para quem passar por ali. Caso necessário, as pessoas atendidas serão encaminhadas ao Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, onde poderão passar a noite.

“Essa inauguração foi uma vitória da população. Mostramos que conseguimos sair da teoria para prática, para dar dignidade às pessoas. Conseguimos tirar do papel algo que seja palpável para a vida de centenas de pessoas, que precisam de mais uma chance. Todo mundo precisa de mais um chance, ainda mais aquelas pessoas que perderam suas referências, seus vínculos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Fernanda Ferreira, explicou que o Centro POP é um espaço de média complexidade, voltado para as pessoas que não necessariamente perderam seus vínculos familiares. Já o NIS, no Alto da Serra, é de alta complexidade.

“A população em situação de rua ainda é vista com muito preconceito. Temos que mostrar para essas pessoas que há uma vida boa para elas, longe das drogas, longe do álcool. Quando o governo Bomtempo teve início, o Centro POP era quase uma lenda urbana. Todo mundo ouvia falar, mas não havia nada de concreto. Mas agora saiu do papel, graças à vontade política do prefeito Rubens Bomtempo de fazer acontecer e à atuação do Conselho Municipal de Assistência Social. Temos agora muito trabalho. Vamos para a rua e trazer essas pessoas para cá, para o acolhimento”, disse a secretária Fernanda Ferreira.

Últimas de _legado_O Dia no Estado