Pezão cobra investimentos na Serra das Araras

Plano prevê ainda terceira faixa na região do Vale do Paraíba, passarelas e melhorias no trecho da Baixada

Por O Dia

Rio -  Durante reunião em Brasília nesta quarta-feira (9), o governador Luiz Fernando Pezao solicitou aos ministros Antônio Carlos Rodrigues (Transportes) e Nelson Barbosa (Planejamento) investimentos na Via Dutra. O plano inclui a construção da nova descida da Serra das Araras, de terceira faixa na Região do Vale do Paraíba, conjunto de passarelas, alças de acesso e travessias, além de melhorias do trecho da Baixada Fluminense para aumento da capacidade viária.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai analisar o projeto executivo elaborado pela CCR, concessionária que administra a Dutra, para construção de nova pista na descida da Serra das Araras. "É inviável que um Estado se desenvolva sem mobilidade. O nosso pleito foi muito bem recebido pelos ministros. Além disso, a presidenta Dilma tem sido uma grande parceira do Rio", afirmou o governador.

Pezão também sugeriu ao Governo Federal a concessão de três rodovias: Arco Metropolitano, BR-101 (Rio-Santos) Sul e BR-456 (antiga Rio-São Paulo). O objetivo é desatar antigos gargalos e garantir a aplicação de mais investimentos nessas vias, hoje administradas pela União. O Ministério dos Transportes autorizou que o Estado realize estudos de viabilidade.

Participaram da reunião o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, que também apresentaram o projeto de engenharia da nova ferrovia Rio-Vitória. Equipes técnicas dos dois estados, junto com representantes da ANTT e do Ministério dos transportes, vão analisar o estudo no prazo de 60 dias, incluindo as modelagens econômica e financeira.

O Ministério dos Transportes agendará, em breve, uma audiência pública para tratar do tema.

Últimas de _legado_O Dia no Estado