Projeto resgata escrita de cartas e prazer da leitura em Piraí

Criada pelo Programa "Ler é uma Viagem", a oficina para professores acontece no dia 10 de abril, das 15h às 17h, na Secretaria da Educação

Por O Dia

Rio - Inspirada na obra "Dom Quixote de Lobato", o Programa “Ler uma Viagem”, chega dessa vez ao município de Piraí, na região do Médio Paraíba. O projeto foi desenvolvido para levar às escolas as mesmas sensações vividas pelos personagens e leitores do Sítio. O objetivo é resgatar nos alunos e professores o prazer e encantamento da leitura. Durante as oficinas, os educadores são convidados a desvincular a leitura da formalidade, criando um ambiente de muita participação e descontração para as crianças durante a escuta do texto. 

O projeto lança mão do recurso da escrita de cartas, prática que vem se perdendo ao longo dos anos. A primeira atividade proposta pela oficina é escrever uma carta, sem destinatário obrigatório.“Histórias emocionantes surgem nesse processo. As pessoas escrevem para entes queridos, contam sua trajetória de vida, relembram quando foi a primeira vez que leram ou quando escreviam cartas”, conta a idealizadora.

Ler é Uma Viagem

Programa criado em 2003, pela atriz Élida Marques, incentiva práticas leitoras através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Realizou mais de 500 apresentações e reuniu um público de mais de 30 mil pessoas que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar.

Os projetos apoiados por leis de incentivo do Ler é uma Viagem ocuparam praças, parques, bibliotecas públicas e principalmente escolas, com histórias de Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Hans Cristian Andersen, entre outros autores. 

Últimas de _legado_O Dia no Estado