Por vinicius.amparo

São Gonçalo (RJ) - A Guarda Municipal de São Gonçalo, na região Metropolitana, apresentou, essa semana, o projeto Guarda Mirim aos alunos do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Municipalizado Doutor Armando Leão Ferreira, no Engenho Pequeno. A unidade – que possui 305 alunos distribuídos em turmas da Educação Infantil ao 9º ano – foi escolhida por ficar localizada próximo à Área de Proteção Ambiental (APA) de São Gonçalo.

“O objetivo do projeto é desenvolver ações de conscientização em relação ao meio ambiente, noções de trânsito e consciência cidadã”, ressaltou o comandante da Guarda Municipal, Alberto Mello.

Além das principais orientações sobre o trabalho dos guardas municipais, os estudantes aprendem noções de cidadania, educação ambiental e prevenção às drogas e participam de visitas guiadas a pontos turísticos e prédios públicos. Entre as atividades práticas, está programada a ida dos alunos às ruas para que eles desempenhem funções como auxiliar pedestres na travessia de vias e orientar motoristas e motociclistas sobre a utilização de cinto de segurança e do capacete.

“Eu fiquei muito interessado em participar desse grupo, mas também tenho vontade de jogar capoeira”, revelou João Victor Oliveira Silva, 12 anos, que estuda na 6ª série.

Agentes do Grupamento de Proteção ao Meio Ambiente (GPAm) da Guarda Municipal montaram uma exposição com alguns animais mortos e um filhote de jararaca capturado na última semana na APA do Engenho Pequeno. O réptil será levado para o Instituto Vital Brazil, no bairro de mesmo nome, em Niterói, para ser catalogado e posteriormente será devolvido à mata.

Você pode gostar