Por vinicius.amparo

Rio - O promotor de vendas Felipe Soares, de 33 anos, foi o primeiro profissional a se legalizar na Semana do Microempreendedor Individual (SEI) em São Gonçalo. Soares trabalha vendendo publicidade em outdoor e estava encontrando dificuldades em crescer por falta de nota fiscal. Ele aproveitou a segunda-feira para dar o pontapé inicial na sua própria empresa. Para isso bastou ir até a Praça Doutor Luiz Palmier, onde o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae) e a Prefeitura montaram tendas para receber microempreendedores e todos aqueles que querem se legalizar.

“Achei ótimo o atendimento. Trouxe meus documentos e saí daqui com minha empresa e meu alvará. Agora vou poder atender melhor os meus clientes e arrumar mais clientes , já que tenho nota fiscal”, disse ele.

A Semana do Microempreendedor Individual acontecerá em São Gonçalo até o próximo sábado. Além de legalização, estão sendo oferecidas 38 oficinas do Sebrae sobre gestão, marketing , vendas e finanças. Para aqueles que sonham em abrir seu próprio negócio, consultores do Sebrae estarão oferecendo orientação de negócios. Assim como Felipe, os interessados já poderão sair de lá com sua empresa formalizada e com seu alvará na mão.

“Esta é uma excelente oportunidade para quem quer sair da informalidade. Ao se legalizar , os profissionais passam a poder dar nota fiscal, participar de compras públicas, mudam de status e isso ajuda a crescer. Nossos consultores estarão orientando as pessoas desde a tomada de decisão até a legalização. A mágica desse evento é que a pessoa entra por uma porta como pessoa física e sai na outra como pessoa jurídica.”, explicou o coordenador do escritório do Sebrae/RJ no Leste Fluminense, Américo Diniz.

A SEI também é sinônimo de capacitação. Segundo Diniz, muitos empresários enfrentam dificuldades em seu negócio por problemas de gestão, formação de preço ou mesmo técnicas de vendas. Pensando nisso, serão oferecidas 38 capacitações gratuitas, sempre às 10h e às 14h em três salas simultâneas. A participação é aberta para todos os microempreendedores. Entre os temas estão “Aprendendo a Formar Meu Preço”, “Aumente suas vendas com Cartão de Crédito”, “Facebook para pequenos negócios”, “Como Evitar Problemas Trabalhistas na sua Empresa”, “Vigilância Sanitária para Salão de Beleza”, “Sei Vender”, “Sei Comprar”, entre outros.

Você pode gostar