Caxias oferece serviço de impressão de carteira de trabalho gratuitamente

Moradores podem ser atendidos na Praça da Rua Dois até a próxima quinta

Por O Dia

Duque de Caxias (RJ) - Até a próxima quinta-feira (16), a secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estará na Praça da Rua Dois, em Jardim Primavera atendendo moradores que queiram tirar a primeira ou a segunda via da nova carteira de trabalho digital. O serviço gratuito é realizado em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec), que disponibiliza um ônibus equipado para atender os interessados a partir dos 14 anos. O atendimento está sendo feito desde segunda-feira, com distribuição de senhas diariamente. Por causa dos feriados de Tiradentes e São Jorge na próxima semana, não haverá atendimento. De 27 a 30 de abril o ônibus da Fundec vai atender moradores do bairro Centenário, ficando estacionado junto ao Campo do Tricolor.

A nova carteira de trabalho é confeccionada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e fica pronta em até 20 dias. O documento deve ser retirado na sede da secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico, na Avenida Almirante Graenfal, 405, 5º andar – Bloco Azul – bairro Parque Duque, junto à Rodovia Washington Luiz, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para primeira via do documento o interessado deve ter idade entre 14 e 21 anos, e apresentar carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Para a segunda via deve tem mãos a carteira profissional antiga ou o boletim de ocorrência, em caso de perda ou roubo. O acompanhado pode ser feito pelo telefone 3661-9693.

Na manhã desta terça-feira, entre os moradores atendidos estava a família do ladrilheiro Antônio Alexandre Machado. Ele levou a esposa Maria Augusto Machado e o filho Marlon, de 14 anos, para tirar o documento. Antônio disse que sua carteira era antiga, enquanto sua esposa tirou a carteira de trabalho para procurar emprego. Ela até pouco tempo era dona de um salão de beleza no bairro. “Os funcionários são maravilhosos e atendem muito bem. Todos estão de parabéns”, disse Maria Augusta.

Durante os dias de atendimento nos bairros, a secretaria de Ações Institucionais e Comunicação mantém uma equipe da Ouvidoria Municipal que atende os moradores e encaminham as demandas aos órgãos para solução. Atendentes da SMETERPDE recebem currículos para emprego.

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