Rio reúne municípios para fomentar a prática esportiva no estado

Cerca de 52 municípios estiveram presentes através de representantes no evento

Por O Dia

Rio - Com objetivo de fomentar iniciativas e políticas públicas voltadas para práticas desportivas em todo o território fluminense, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude realizou, nesta terça-feira (14), no auditório da Procuradoria-Geral do Estado, no Centro, o 1º Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Esportes. O evento, que reuniu secretários e representantes de 52 municípios, debateu projetos que já estão sendo implementados pelo Governo do Estado e os instrumentos legais para o desenvolvimento do desporto e paradesporto. O encontro também estimulou a participação ativa das prefeituras no incentivo à prática de atividades esportivas, tendo como gancho os Jogos Olímpicos de 2016.

O Estado possui diversas iniciativas de fomento ao esporte, entre elas, destacam-se os 13 núcleos de escolinha de Futebol e Cidadania Léo Moura, distribuídos nas regiões Serrana, Noroeste e Médio Paraíba, além de quatro em comunidades pacificadas (Rocinha, Santa Marta, Tabajaras/Cabritos e Jacarezinho). A pasta também executa a escolinha de tênis Fabiano de Paula e a de artes marciais Anderson Silva, ambas na Rocinha.

"A ideia é apoiar o desenvolvimento dos municípios na área do esporte, aproveitando a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, que certamente, vai gerar oportunidades não só para o Rio, como também para outras cidades fluminenses. Queremos que todos os municípios participem do processo olímpico e busquem parcerias, investimentos e projetos que estimulem a prática esportiva", disse o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, elogiou a iniciativa estadual de promover a integração dos municípios, como um esforço conjunto para o incentivo ao esporte. "Essa iniciativa trará benefícios enormes para o Rio de janeiro, pois os municípios têm responsabilidade no fomento às práticas esportivas e na formação de atletas. É importante ressaltar que a indústria do esporte, estimulada pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, vai gerar um desdobramento de oportunidades para as cidades em diversas áreas, como comércio, marketing, administração, medicina e até no jornalismo. As cidades devem aproveitar esse momento e a integração com o Governo do Estado para se desenvolverem", afirmou Nuzman, durante a abertura do fórum, que também contou com a presença do ex-jogador de futebol, Zico.

Últimas de _legado_O Dia no Estado