Por vinicius.amparo

Rio - Criado pelo Decreto Estadual nº 42.929 de 18 de abril de 2011, o Parque Estadual da Costa do Sol recebe um evento comemorativo ao aniversário neste sábado (18), na Praia das Conchas.

Organizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, o evento tem como objetivo incentivar e fortalecer o turismo com a conservação da unidade. O parque terá, durante todo o dia, agentes orientando sobre a preservação do parque e interagindo com os visitantes. Na programação, oficina de reutilização e customização de caixotes de feiras; mutirão de limpezas em trilhas; a inauguração do Espaço de Leitura na base do Inea da Praia das Conchas, com a contação de histórias por Maria Cristina Monteiro. No mesmo horário, começa o percurso da trilha interpretativa do parque. A programação termina com apresentação musical às 17h.e muita música; além de uma corrida ecológica e do desafio de stand up paddle.

Segundo o chefe do Parque Estadual Costa do Sol, André Cavalcanti a intenção é trazer a população para conhecer o Parque.

"Nós queremos inaugurar no Parque um programa de uso público, onde a preservação e conservação vão estar de braços dados com o turismo e a recreação. Vamos valorizar as atividades de ecoturismo", disse André.

O evento começa às 7h da manhã e a corrida ecológica promete ser fascinante para os amantes da natureza, pois o local é de uma beleza ímpar. Serão 5 km de muita emoção em trilhas com saída da Praia das Conchas, Ilha do Japonês e chegada na Praia das Conchas. Para os que gostam do stand up paddle, o percurso será de 1 km na Praia das Conchas.

Estão disponíveis 100 vagas para a corrida e 30 para o desafio de stand up paddle. De acordo com o INEA, não há restrição para a participação. Os primeiros colocados nas duas modalidades serão premiados e haverá e medalhas de participação para os demais. As inscrições para os desafios podem ser feitas gratuitamente pelos emails [email protected] e [email protected]

Você pode gostar