Consórcio de Saúde da Baixada recebe visita de Macaé

Representantes da cidade do Norte Fluminense foram ao local para conhecer de perto o trabalho do consórcio na área da saúde do local

Por O Dia

Rio - O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense recebeu nesta quarta-feira (22), a visita de uma equipe técnica do município de Macaé. Representantes da cidade do Norte Fluminense, foram ao local, com a finalidade de conhecer de perto a experiência de 15 anos de trabalho na área da saúde da região. A prefeitura de Macaé quer formar, juntamente com outros municípios da Região Norte Fluminense, um consórcio para discutir e buscar soluções conjuntas para a saúde.

Na reunião, a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, fez uma breve apresentação do consórcio, destacando sua formação, constituição legal, fonte de financiamento, composição estatutária e técnica, principais realizações, além de diversas parcerias firmadas ao longo dos anos com entidades nacionais e estrangeiras. Bello também citou experiências exitosas de outros consórcios de saúde brasileiros, como o Consórcio Paraná Saúde, o Consórcio da Região Setentrião Paranaense (Cisamusep), e do Consórcio da Região Oeste de Mato Grosso.

"A construção do consórcio de saúde é uma decisão que precisa ser coletiva e regional para que ele seja exitoso nas suas propostas. Prefeitos e secretários da pasta precisam estar dispostos a discutir e encontrar soluções conjuntas que estejam acima das questões político-partidárias. Com o subfinanciamento da saúde nas últimas décadas os problemas aumentaram, tornando os consórcios instrumentos indispensáveis para equacionar os permanentes desafios. Sem falar que o consórcio conta com mais agilidade administrativa e uma equipe técnica eficiente na elaboração de projetos que atendem os interesses regionais", destaca Bello.

Últimas de _legado_O Dia no Estado