Municípios do Rio têm que se preparar para queimadas e estiagem

Defesa Civil do estado diz que cada cidade tem que criar dois planos de contingência

Por O Dia

Rio - O diretor do Departamento Geral de Defesa Civil do estado, Paulo Renato Vaz, destacou nesta quinta-feira (22) a necessidade de os municípios se prepararem para a nova temporada de queimadas e estiagem. De acordo com o Mapa de Ameaças Climatológicas do Rio, cada município deve apresentar dois Planos de Contingência com esta finalidade, totalizando 184 no estado.

“Estamos encerrando o período de chuvas fortes, começando agora um novo período que traz outros riscos, como o de incêndios florestais. Para isso, devemos nos prevenir e também nos planejar para caso esses incêndios aconteçam”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Rafael Simão.

Em reunião com secretários municipais da pasta, Paulo Renato Vaz destacou os avanços obtidos em Petrópolis com a criação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, em 2013 e que, segundo ele, podem servir de exemplo para municípios vizinhos.

“Petrópolis é um exemplo de Defesa Civil que dá certo, uma referência para o nosso estado. Para muitos municípios, a Defesa Civil de Petrópolis é uma realidade diferente, por ter uma sede como essa”, disse Vaz.

Rafael Simão fez ainda uma apresentação dos dois anos da criação da secretaria. “Cada Defesa Civil tem a sua realidade, as suas dificuldades. Em Petrópolis, pudemos avançar muito, porque a prefeitura entendeu a Defesa Civil como uma área prioritária”, disse Simão.

Últimas de _legado_O Dia no Estado