Búzios recebe primeiro encontro de surfistas de peito nesse final de semana

Evento será realizado na praia de Tucuns e terá apoio da Prefeitura da cidade

Por O Dia

RIO - Para quem conseguiu emendar o feriado ou pretende passar o final de semana na região dos lagos, a pedida é o primeiro Encontro dos Surfistas de Peito, ou bodysurf, que será realizado nos dias 24 e 26, na Praia de Tucuns, em Búzios. A prefeitura de Búzios, por meio da secretaria de Turismo, irá apoiar o encontro de surfistas veteranos e recrutas para praticar este esporte radical.

De acordo com o organizador Paulo Croccia, mais de 80 pessoas de todas as idades irão participar. "É um esporte livre, de contato com o mar. Eu pratico há 60 anos e não abandono", disse. Paulo ressalta que após muitas tentativas, pela primeira vez foi possível realizar este evento.

Diferente do surfe tradicional, o praticante encara as ondas usando apenas o corpo, assim como o clássico 'pegar jacaré'. Segundo informações dos praticantes, o esporte também surgiu no Havaí, e veio da observação de golfinhos que brincavam nas ondas, como uma prática de exaltação aos deuses da cultura local.

A prática, que também virou brincadeira de criança, pode ser tanto uma modalidade esportiva, quanto uma atividade de lazer. Como modalidade esportiva, é permitido o uso de nadadeiras, mais conhecidas como pés-de-pato, nos campeonatos, que anualmente são realizados em diversos países como França, Austrália, EUA (Havaí e Califórnia), México e Brasil, onde são realizadas manobras como o tubo, cortadas na parede das ondas, parafusos, entre outras.

O encontro contará com uma câmera na praia que irá transmitir ao vivo as imagens do evento, divulgando o esporte e a Praia de Tucuns.

O secretário de Turismo de Búzios, José Márcio Moreira dos Santos, ressalta a importância de se aproveitar o que cada praia tem a oferecer, principalmente para os eventos esportivos. "Temos muitas praias em Búzios, e cada uma com sua característica própria em termos de correntes marinhas, ondas, tipo de areia, formações rochosas, ventos, servindo para a prática de variados tipos de esporte", conta.

Ainda segundo ele, o objetivo é fomentar o turismo em regiões ainda pouco conhecidas do balneário. "Queremos inserir os quatro cantos da cidade na rota do turista, principalmente com a queda na arrecadação dos royalties, precisamos fortalecer a indústria do turismo”.

Só para lembrar, no sábado, dia 25, o evento começa às 10h e no domingo a competição terá início a partir das 8h30.

Últimas de _legado_O Dia no Estado