Por vinicius.amparo

Rio - O município de São Fidélis, no Norte Fluminense, ganhou uma nova Clínica da Família nesta sexta-feira (24). Voltada para o atendimento contínuo aos pacientes, a unidade é essencial para a prevenção de doenças e também para o diagnóstico precoce. Outras sete unidades estão em construção nas cidades de Seropédica, Itaguaí, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São Francisco de Itabapoana, Barra Mansa e Rio Claro.

"Nosso sonho é levar uma Clínica da Família para cada um dos municípios do Rio de Janeiro. Vamos continuar dando apoio às prefeituras. Saúde é prioridade para o nosso governo", afirmou o governador.

Com investimento de R$ 1,3 milhão para obras e equipamentos, a nova unidade terá capacidade para receber até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família, podendo acompanhar em média 12 mil moradores da sua localidade.

"A atenção básica é fundamental no contexto da rede pública de saúde. Estamos atentos às demandas dos municípios porque entendemos a importância do apoio às prefeituras. Continuaremos a trabalhar no sentido de oferecer qualidade no serviço oferecido à população", explicou o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

As Clínicas da Família foram criadas para trabalhar a prevenção, a promoção da saúde, o diagnóstico precoce de doenças e o tratamento. As unidades já existem nas cidades de Niterói, Bom Jardim, Três Rios, Quatis, Búzios, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Rio Bonito, Sapucaia, Queimados e Aperibé.

Estrutura

As Clínicas da Família seguem o mesmo modelo de estrutura. São 362 metros quadrados de área construída, com cinco consultórios para atendimento médico e para consulta de enfermagem, além de dois consultórios para atendimento odontológico. Cada equipe da Estratégia de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

Você pode gostar