Por rosayne.macedo

Barra do Piraí (RJ) - A cidade de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, vai receber, em outubro, o primeiro festival internacional de dança do interior do estado. O evento, que acontece em outubro, no Aldeia das Águas Park Resort, será lançado oficialmente para convidados nesta segunda-feira (27). Grandes nomes do balé no Brasil e no exterior, entre artistas, coreógrafos, professores e especialistas consagrados, participarão do evento.

O festival tem curadoria da bailarina e coreógrafa Bete Spinelli e tem como foco principal a valorização da dança no interior do estado e contribuir para ampliar a visibilidade do Médio Paraíba no cenário cultural nacional e internacional, como região de projetos culturais de qualidade.

"Realizar o festival no parque aquático vai nos permitir combinar a dança solo com o balé aquático e o nado sincronizado. Todas as apresentações deverão seguir a temática do pintor francês Edgar Degas, que será o grande homenageado nesta mostra. Temos certeza que a união desses fatores vai contribuir para realizarmos um trabalho muito especial", diz a curadora Bete Spinelli.

O festival será nos dias 8 a 12 de outubro no Aldeia das Águas. As inscrições começam a partir de 1º de junho, quando será lançado o edital. A expectativa de público é de 15 mil pessoas. Já no lançamento, nesta segunda, foram convidadas cerca de 150 pessoas, entre autoridades, empresários e representantes de centros culturais.

Presença da arte

O lançamento inclui uma apresentação completa do projeto e também um vídeo que mostra a relação da dança com as artes visuais, mote do festival. Haverá apresentações de dança: Giovana Mariano, da companhia Ballet de Câmara e bailarina do Projeto Dança & Magia, dançará o solo “A morte do cisne”, coreografia criada em 1905 pelo coreógrafo e bailarino russo Mikhail Fokine, para música de Camille Saint-Säens.

Aos 18 anos, Giovana acaba de ganhar uma bolsa concedida pelo Miami City Ballet para estudar dança, em julho, do Summer Miami. E o grupo Conexão KM de Danças Urbanas, associado ao projeto Dança & Magia e coordenado pelo street-dancer Will, vai comandar um flash mob no evento.


Você pode gostar