Por rosayne.macedo

Teresópolis (RJ) - Mais uma reunião vai discutir ações para potencializar o turismo no interior fluminense. Desta vez, o município escolhido é Teresópolis, reunindo representantes de mais quatro cidades que integram a região turística Serra Verde Imperial - Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo e Petrópolis. O quarto Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro acontecerá nesta terça-feira (5), com objetivo de ampliar a sintonia entre os setores público e privado para o desenvolvimento de projetos.

A segunda parte do evento é aberto para que os empresários e representantes dos municípios da região exponham suas opiniões, sugestões e apresentem projetos. O evento vai acontecer no Hotel Alpina, das 10h às 16h, e contará com a presença de integrantes do trade turístico e de prefeituras do entorno.

Pela manhã serão apresentados projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos e soluções para incrementar do turismo regional. Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, os encontros são importantes para projetar ações de porte que incrementem o turismo. “É fundamental trabalhar o tripé formado pelo aumento do fluxo turístico, permanência média e gasto diário dos viajantes”, afirma.

Para Ronaldo Fialho, secretário de Turismo de Teresópolis, a ocasião será uma oportunidade para que o setor tenha um contato mais estreito com o estado e possa apresentar sugestões e demandas. “A vinda do secretário Nilo Sérgio a Teresópolis é uma oportunidade para que o debate sobre o segmento na nossa região possa se realizar de forma objetiva. Temos várias ideias para potencializar o setor que podem ser alcançadas por intermédio do governo do estado e vamos lutar para que elas se tornem realidade”, afirmou.

A região

A Serra Verde Imperial conjuga a beleza de sua vegetação com o charme de sua gastronomia requintada, atrativos culturais e oportunidades de compras. No inverno, inúmeros festivais animam as cidades e o friozinho convida a noites aconchegantes. No verão, os rios, cachoeiras e trilhas formam um verdadeiro convite ao ecoturismo.

Cachoeiras de Macacu - Conhecida como o Paraíso das Águas Cristalinas pela grande extensão de área verde, onde abriga inúmeros rios, riachos, corredeiras e quedas d’ água.

Guapimirim - Destino perfeito para quem gosta de passeios ecológicos, com trilhas, cachoeiras e esportes de montanha.

Nova Friburgo - Conhecida como a “Suíça brasileira”, é famosa pelas belezas naturais, culinária, arquitetura do período colonial e comércio de peças de roupas íntimas.

Petrópolis - A “Cidade Imperial” encanta por suas construções históricas e abundante vegetação.

Teresópolis – A Cidade de Teresa, nome dado por D.Pedro II para homenagear sua esposa, Teresa Cristina, encanta com as belezas naturais e o clima.

Você pode gostar