Por lucas.freitas

Resende (RJ) - No final do ano passado, cerca de 100 alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio foram convidados a participar de uma competição, lançada pelo Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde: ver quem perdia mais peso durante as férias. Eles foram avaliados pelo Programa como obesos, de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC), que leva em consideração a altura e o peso.

A entrega da premiação acontece nesta sexta-feira, às 8h30, no Horto do Paraíso, com a participação do prefeito José Rechuan e da deputada estadual Ana Paula Rechuan.

Nos meses de março e de abril, os estudantes passaram por nova avaliação. O primeiro lugar da competição foi o estudante Flávio Costa de Oliveira, de 16 anos, do Colégio Estadual Professor José Medeiros de Camargo (Paraíso), que perdeu 26,9 quilos. Como prêmio, ele vai ganhar uma bicicleta, doada pelo Supermercado Alegria.

Programa Saúde na EscolaMarcio Fabian

"Ele nos contou que ficou bastante impressionado com a palestra sobre obesidade, as doenças que podem causar e decidiu emagrecer, com uma alimentação mais saudável e bastante atividade física. Ele disse que aproveitou as férias para andar de bicicleta e caminhar e conseguiu esse excelente resultado", adiantou a coordenadora do programa, Cristina Rosadas.

Além de Flávio, 12 alunos que conseguiram emagrecer no mínimo três quilos vão ganhar um passeio ao Zoológico de Volta Redonda.

No total, em 2014, foram avaliados 1.107 estudantes, de sete escolas: Colégio Estadual José Medeiros (Paraíso), E.M. Júlio Verne (Vicentina), E.M. Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), CIEP 489 – Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), CIEP 387 – Jorge Miguel Jayme (Toyota), E.M. Surubi e E.M. Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II). O levantamento realizou medição de peso e altura.

Após a avaliação, os alunos foram encaminhados para as unidades de saúde, onde fizeram exames de sangue. Os resultados serão analisados pelo programa. Nos casos de alteração, os adolescentes serão acompanhados pelo posto e pela nutricionista do Programa Saúde na Escola.

O Programa Saúde na Escola atende alunos da rede pública de Resende, desde crianças de creches e pré-escola até adolescentes do ensino médio, incluindo alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Você pode gostar