Por lucas.freitas

Teresópolis (RJ) - Moradores de Teresópolis e visitantes que queiram saber mais sobre as condições meteorológicas da cidade já têm à disposição um aplicativo gratuito para baixar em celulares que deve contribuir na prevenção de catástrofes naturais na região e auxiliar autoridades como Bombeiros e Defesa Civil.

Para o idealizador do projeto, André Redine, a novidade já está funcionando e pode se tornar um importante aliado na prevenção de desastres climáticos como o ocorrido na Região Serrana, há quatro anos. Ele lembra que muitas pessoas foram atingidas pela catástrofe enquanto dormia. “O app pode ser um importante aliado para ajudar as pessoas, principalmente as que vivem em áreas de risco, do risco de uma calamidade “, explica Redine.

Nesta quarta-feira (12), às 10h, Jairzinho, artilheiro da Copa de 70, grava um comercial sobre o aplicativo para TV deTeresópolis. A ideia é que a participação do ex-jogador ajude a popularizar o aplicativo e fazer com que cada vez mais pessoas baixem o app no celular e se previnam gratuitamente de tragédias.

Mais sobre o aplicativo

Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Avançadas de Navegação, o Ipan, que dá nome ao aplicativo, oferece dados meteorológicos atualizados de 10 em 10 minutos sobre a região e pode ser baixado pelo Google Play e da App Store.

A maior vantagem, segundo Redine, é o fato de o aplicativo ser geográfico, o que permite um mapeamento preciso e regional dos eventos meteorológicos. Ele acredita que com o histórico dos registros que estão sendo computados será possível, daqui a 10, 15, 50 anos, fazer comparações usando esses dados meteorológicos fornecidos e, assim, aprofundar os estudos climáticos da região.

A base mundial do Ipan é em Teresópolis, mas André Redine tem planos de levar a estação meteorológica para outros estados do Brasil e até para o exterior, o que será possível com a instalação de um sismógrafo.

Você pode gostar