Paraty ganha primeira Estação de Tratamento de Água da história

Distribuição da água será feita a partir de um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros

Por O Dia

Paraty (Rj) - Será inaugurada hoje a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, nesta sexta-feira (15/05), a ETA Pedra Branca. A unidade terá capacidade de produção de 60 litros por segundo, o que equivale a 5 milhões de litros por dia e abastecerá 80% da área urbana do município. Até o final do ano, toda a área de atuação da concessionária receberá água tratada com a implantação da segunda ETA, a Corisquinho.

As estações de tratamento são de ciclo completo, capazes de realizar os processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, fluoretação, desinfecção, correção do pH e reservatório de contato. Após o tratamento cada ETA fará a distribuição da água a partir de um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros.

"A implantação da ETA Pedra Branca é o início de um novo ciclo para o município, que nunca teve água tratada. Este é apenas o primeiro passo para que a população tenha acesso a serviços de qualidade e abastecimento regularizado, inclusive em alta temporada", declarou o superintendente de Águas de Paraty, Renine César de Oliveira.

A construção de um adequado sistema de esgotamento sanitário permitirá que o município se candidate ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, pois dentre os critérios da entidade para a seleção e escolha de sítios urbanos, a existência de saneamento básico é fundamental. Para isso, a concessão seguirá o Programa Estadual Pacto pelo Saneamento, criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Decreto nº 42.930, de 18/04/2011, que tem como proposta principal a melhoria das condições ambientais e a diminuição dos índices de doenças de veiculação hídrica no Estado.


Últimas de _legado_O Dia no Estado