Búzios sedia fórum regional de turismo

Evento nesta quinta-feira (21) vai discutir ações conjuntas entre municípios da Região dos Lagos para alavancar o setor

Por O Dia

Armação dos Búzios (RJ) - A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, sedia nesta quinta-feira (21) a quinta edição do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Turisrio e a Secretaria de Turismo do Estado, em parceria com a prefeitura. O evento, das 9 às 16h, no Cine Bardot, reunirá representantes dos 13 municípios que compõem a região turística da Costa do Sol.

A programação será aberta pelo secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix; do presidente da Turisrio, Paulo Senise, e de representantes do estado, que irão ouvir as demandas dos gestores públicos e privados do setor turístico, buscando melhorias para a atividade. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de assistir palestras, apresentar projetos, sugestões e fazer questionamentos.

De acordo com a Setur, a série de eventos no interior do estado pretende estabelecer uma ligação direta entre os gestores públicos e privados do turismo. O primeiro encontro foi realizado em Mangaratiba, na Costa Verde.

Na parte da manhã serão apresentados projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos e soluções para a potencialização do turismo regional. Em seguida representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Comissão de Turismo da Alerj, Bptur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) e Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), fazem exposições, dão sugestões e apresentam ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades.

"O Brasil recebe seis milhões de turistas internacionais por ano. Desses, 34% visitam o Rio de Janeiro, o que correspondente a aproximadamente 2 milhões de pessoas. Somos, portanto, a capital que mais recebe turistas internacionais. Nossa meta é que esses visitantes entendam que, em apenas três horas, podem se deslocar para o interior e conhecer as belezas naturais, gastronômicas e culturais do estado", disse Nilo Sergio.

Segundo ele, esse entrosamento entre todos os agentes ligados ao segmento turístico cria um alinhamento entre as ações no interior do estado. O secretário frisa ainda a necessidade de se trabalhar o tripé que compõe e desenvolve a atividade, formado pelo aumento do fluxo turístico, permanência média e gasto diário dos viajantes.

A Costa do Sol é o destino ideal para os apreciadores da combinação sol, mar, vento, esportes aquáticos, calor e praia. Os 13 municípios que compõem a região (Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema) oferecem praias para todos os gostos: com mar bravio (ideal para a prática de surf), tranqüilas (propícias para as crianças), ventosas (que atraem os apreciadores de Wind e Kitesurf) e muitas mais. 

Congresso de jornalistas

Já entre os dias 25 a 28 de maio, o balneário irá sediar o 32º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). Serão cerca de 200 profissionais da comunicação de toda a América Latina, especializados em turismo, reunidos no quinto destino brasileiro mais procurado por turistas estrangeiros, com o objetivo de aumentar o conhecimento da área e também do destino sede do evento.

Durante quatro dias, os jornalistas, além de palestras, mesa redonda e plenária do Conselho Nacional da Abrajet, farão passeios por toda a cidade com a finalidade de conhecer, para divulgar os atrativos turísticos.

De acordo com o secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, que retorna em breve à Câmara de Vereadores?, estes eventos não só promovem a cidade no meio turístico, como também a colocam em destaque para o público final.

“Estive durante dois anos e meio, trabalhando na divulgação e qualificação do destino, e encerrar minha gestão da pasta do Turismo, com mais estas conquistas, me deixa muito realizado. Plantamos e vamos colher, o melhor para Búzios”, disse já em clima de despedida.

Últimas de _legado_O Dia no Estado