Incentivo a produtos locais para incrementar a merenda em escolas

Prefeituras que adquirirem alimentos de agricultores familiares serão premiadas

Por O Dia

Rio - Usar produtos orgânicos de produtores rurais fluminenses na merenda escolar vai render prêmio aos municípios fluminenses. Durante o Green Rio 2015, que acontece nesta quarta e quinta-feira, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, será lançado o prêmio Alimentação Escolar Saudável. As prefeituras de Itaperuna,Três Rios, Trajano de Morais, Itaperuna e Paraíba do Sul já garantiram participação no projeto.

Durante o evento de agricultura orgânica, será assinado o termo de adesão ao Projeto Alimentação Escolar Saudável por representantes dessas prefeituras. Iniciativa da ONG Planeta Orgânico, com o apoio da secretaria estadual de Agricultura e do Sebrae/RJ, por meio do projeto Compra Mais Rural, a premiação visa estimular as prefeituras a utilizarem produtos locais mais saudáveis na merenda escolar da rede municipal. As prefeituras interessadas poderão se inscrever em estande montado na Green Rio ou nas unidades do Sebrae em seu município.

Quatro municípios do Rio já aderiram ao projeto apoiado pelo SebraeReprodução

Indicadores como o aumento do uso de frutas e legumes, diminuição da utilização de produtos industrializados e, principalmente, aumento da compra de alimentos de estabelecimentos locais serão avaliados na premiação.

Para o secretário Christino Áureo, a iniciativa é mais uma forma de estimular administrações municipais para a valorização da produção agropecuária local. “O Programa Nacional de Alimentação Escolar já implementado, prevê que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam utilizados na aquisição de alimentos da agricultura familiar”, lembrou.

Últimas de _legado_O Dia no Estado