Temporada de montanhismo no interior do Rio está aberta

Aventureiros de todo o país viajam em direção às centenas de picos das regiões Serrana e das Agulhas Negras do estado

Por O Dia

Rio - A paisagem das regiões Serrana e das Agulhas Negras pode ser ainda mais encantadora para aqueles que têm disposição em encarar trilhas e escaladas. Por esse motivo, aventureiros de todo o país viajam em direção às centenas de picos dessas regiões do estado, aproveitando o frio da estação. De maio até setembro, o potencial para o esporte aquece a economia de municípios como Teresópolis, Resende e Itatiaia.

Em Teresópolis, a ocupação dos leitos chega a 85%, segundo dados da prefeitura. “No último fim de semana, andei pela feirinha e fui olhando as placas de carro. Tinha de tudo quanto é canto, do sul ao norte do Brasil”, afirmou o secretário de Turismo do município, Ronaldo Fialho.

Em Resende e Itatiaia%2C evento começa nesta sexta-feira e vai até domingo. Temporada aquece rede hoteleira até setembroDivulgação

Já outros municípios no sul do estado começam a explorar cada vez mais o setor, recebendo mais visitantes a cada ano. Em Resende e Itatiaia, começa hoje o evento mundial Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras, que vai até domingo. É uma corrida de montanha pedestre que deverá superar obstáculos naturais. Além dos profissionais, 374 alunos do Colégio Estadual Antônio Quirino, do distrito de Visconde de Mauá, foram convidados a visitar locais turísticos de Resende.

“Essa turma da montanha é como uma grande família. Enfatizamos a prática de esportes associada ao turismo, gerando desenvolvimento, trabalho e renda para a nossa população”, afirmou o secretário de Turismo, Antônio Leão.

O montanhista Maurício Bittencourt pretende ir mais uma vez para a serra em junho. “Temos aqui do lado uma das melhores regiões do mundo para o montanhismo. E no frio é muito mais gostoso caminhar.”

Últimas de _legado_O Dia no Estado