Volta Redonda inaugura cabine de segurança e biblioteca municipal

Obras de beneficiamento para a cidade foram realizadas em parceria com o Governo do Estado

Por O Dia

Volta Redonda (Rj) - O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Antônio Francisco Neto participam nesta sexta-feira (dia 22) das inaugurações da Cabine de Segurança da Polícia Militar no bairro Santo Agostinho, e da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. A inauguração da Cabine de Segurança, que fica na Rua Jayme Martins, nº 960, na Praça Silvano R. de Souza, no bairro Santo Agostinho, será às 16h, e a da Biblioteca Municipal, que fica Rua 14, s/nº, Praça Rotary, na Vila Santa Cecília, será às 17h.

A Cabine de Segurança do Polícia Militar possibilitará que os policiais militares façam o monitoramento de 20 câmeras de alta definição, permitindo identificar delitos e situações de risco em uma área que abrange, além do Santo Agostinho, bairros como Ilha Parque, Parque das Ilhas, Volta Grande I, II, III e IV, ampliando a área de atuação dos policiais.

A cabine é diretamente ligada ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) - outra iniciativa realizada em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública - agilizando o acionamento das forças de segurança, caso necessário. O sistema de monitoramento terá câmeras dispostas nos principais acessos dos bairros, centros comerciais, unidades escolares e de saúde. Dentro da cabine, um monitor permite a visualização pelos policiais de até 16 pontos simultaneamente e, para a segurança dos agentes, o interior da cabine será monitorado pelo comando da PM.

A Biblioteca Municipal Raul de Leoni foi modernizada, passando por uma completa reforma. As obras foram realizadas em parceria com o Governo do Estado - que destinou por meio de convênio uma verba de R$ 2.465.911,73.

A nova biblioteca ganhou um auditório com capacidade para 144 pessoas, espaço livre para uso de Internet, cinco salas de estudo coletivo, novo acervo e espaço para empréstimo de livros, laboratório de Informática, Espaço Kids (espaço de leitura infantil ampliado), salas de artes, Informática, catálogo, restauração, copa e sala de diretoria. Os dois ambientes da biblioteca – 1º piso e mezanino – ganharam banheiros masculinos e femininos, adaptados para pessoas com deficiência. Foram realizados ainda serviços como pintura interna e externa, inclusive das estruturas metálicas, troca de piso e iluminação, reforma de esquadrias, criação de mezanino com novos ambientes, troca do forro de PVC externo e iluminação externa.

Na Praça Rotary, onde fica localizada a Biblioteca Municipal Raul de Leoni, foram investidos cerca de R$ 234 mil, para a troca de todo o piso – que era de pedras portuguesas – para o piso cimentício padrão, além de serviço de paisagismo, colocação de bancos e nova iluminação, e a praça recebeu rampas de acesso para cadeirantes

Últimas de _legado_O Dia no Estado