Ministro garante verba para hospital

Arthur Chioro disse, em Volta Redonda, que o governo vai arcar com 70% do custeio do Hospital Regional do Médio Paraíba

Por O Dia

Rio - O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta segunda-feira, em Volta Redonda, que o governo federal vai arcar com 70% do custeio do Hospital Regional do Médio Paraíba Zilda Arns, previsto para ser inaugurado em dezembro deste ano. “O ministério vai custear 70% do funcionamento do hospital, podem contar com esses recursos”, assegurou Chioro, que vistoriou as obras ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, e de prefeitos de 12 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa).

Parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, o hospital, localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, está com 82% das obras concluídas. A unidade vai atender 12 municípios e 2 milhões de pessoas, com expectativa de que sejam realizadas 7,8 mil consultas por mês. “Esse complexo hospitalar é um sonho para essa região e, apesar da crise econômica que o estado e os municípios estão vivendo, vamos fazer de tudo para colocá-lo em funcionamento”, afirmou o governador. 

Serão 229 leitos, sendo 132 de internação e 97 de UTI. </CW>Pezão destacou que pacientes que precisam de tratamento de alta complexidade têm que se deslocar para o Rio, São Paulo ou Belo Horizonte. Ele citou que os municípios atualmente já gastam quase 30% do orçamento com Saúde, o dobro da obrigação constitucional de 15%.

Últimas de _legado_O Dia no Estado