Prefeitura de São Gonçalo promove "Dia da Vitamina A"

Suplementação preventiva do nutriente visa prevenir uma série de problemas de saúde

Por O Dia

São Gonçalo (Rj) - A secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo realizou ontem o dia D da Vitamina A na Clínica Municipal Gonçalense, que fica em Alcântara. A ação busca prevenir a deficiência dessa vitamina e atingir a quantidade necessária do nutriente no organismo de crianças entre seis meses e quatro anos e 11 meses (59 meses). Crianças precisam da suplementação preventiva do nutriente, que visa prevenir uma série de problemas de saúde como deficiência ocular, reduzindo a gravidade das infecções, além da diminuição dos riscos de mortalidade. A vitamina A é um dos nutrientes mais importantes para o corpo, além de potencializar o crescimento e o desenvolvimento infantil.

Segundo a nutricionista Raizza Amaral, dos seis aos 59 meses de vida a criança deve contabilizar 9 doses da vitamina A. "Essas doses devem ser feitas de seis em seis meses para que a criança tenha esses reforço da vitamina que é extremamente importante para o organismo. Ela também é encontrada em alimentos como fígado, frutas, verduras e legumes", explica a coordenadora do programa de vitamina A no município.

A ação recebeu cerca de 150 crianças, que além de garantir o reforço da vitamina A, realizaram a atualização da caderneta infantil, aplicação de flúor no consultório odontológico, além de participarem de brincadeiras e shows com palhaços da Trupe da Graça.

A empresária Tatiana Passos, 32 anos, levou o filho Derick Ferreira, de apenas dois anos, para tomar a suplementação pela primeira vez. Segundo ela, é importante que as mães tenham a consciência da importância da vitamina para as crianças.

"Eu não conhecia essa suplementação e fiquei sabendo da campanha através do Facebook da prefeitura. Achei essa iniciativa muito importante porque a criança não se alimenta direito e esse reforço supri as necessidades dessa vitamina", explica.

Últimas de _legado_O Dia no Estado