Por rosayne.macedo

Rio - Nesta quinta-feira (11), às 10h, haverá o plantio simultâneo de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em nove municípios da Região dos Lagos. A Hora da Árvore acontece em escolas e unidades de conservação de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Silva Jardim (com Casimiro de Abreu), Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Saquarema e Rio Bonito.

Serão plantadas mudas de espécies nativas como o ipê roxo e amarelo, aroeira e palmeira, além da distribuição de mudas e doação de materiais cartográficos. O principal objetivo dos eventos, que pela primeira vez são realizados na região, é conscientizar a população sobre a importância das áreas protegidas e do reflorestamento para a conservação dos recursos hídricos.

Haverá um circuito de palestras com técnicos do Inea abordando temas ambientais, como os recursos hídricos, flora regional e lixo e vetores, até o final do mês. A programação também inclui o projeto 'A Mata Atlântica é aqui', da ong SOS Mata Atlântica, que traz atividades de conscientização sobre a importância da preservação do bioma em praças públicas. Até o final do mês, o projeto será realizado na praça Antonio Raposo, em Araruama, e na Praça do Convento, em Cabo Frio.

O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que, dentro da área de atuação da Superintendência Regional Lagos São João (Suplaj), vai incluir palestras e eventos em praças sobre temas ambientais até o final do mês.

Quinta-feira (11/06) - 10h

Armação de Búzios: Escola Municipal Regina Silveira (Loteamento Águas Claras atrás da Praça de São José).

Arraial do Cabo: Escola Municipal Vera Felizardo (RJ 102 - Estrada Pedro Sanches s/nº - Figueira)

Silva Jardim e Casimiro de Abreu: Rebio Poço das Antas (Rodovia BR101 - Km 214, Trevo de Aldeia Velha – Silva Jardim)

Araruama: Escola Brunno Barreto Nametala (Rua Venâncio Silva, s/ n° - Ponte dos Leites)

Sede da Superintendência Regional Lagos São João – SUPLAJ (Av. Bernardo Vasconcelos, 154)

Iguaba: Escola Oscar Magalhães (Loteamento Terral – São Miguel)

São Pedro da Aldeia: Escola Lucinda Franciscone (Estrada do Alecrim, 51 – Porto do Carro)

Cabo Frio: Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado (Estrada da Tosana, s/ n° - 2° Distrito)

Saquarema: Praça da Melhor Idade - Centro

Rio Bonito: Escola Municipal Júlio Romero (RJ 124, Km 3 – Viçosa)

Você pode gostar