É tempo de festa no interior do Rio

Santo Antônio, o casamenteiro, abre a temporada de festas juninas tradicionais nas cidades do estado

Por O Dia

Rio - O entorno da fogueira, de verdade ou de mentirinha, volta a ser o ponto de encontro para o cidadão fluminense neste mês de junho. Após um ano em que a tradição esteve em segundo plano por conta da Copa do Mundo, as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro voltam a aquecer o início do inverno na capital e em diversos municípios do estado. Conhecido como casamenteiro e protetor dos pobres, é Santo Antônio quem abre os festejos.

Em Duque de Caxias, a festa do padroeiro começou ontem à noite na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola. Muitos dos operários que participaram da montagem das estruturas devem trocar os macacões de obra pelo suspensório e chapéu de palha até o próximo domingo. “Eu vou para tirar onda no forró”, disse o soldador Igor Silva, de 29 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança, a expectativa é que mais de 250 mil pessoas estejam presentes para a festança, que inclui festival literário, atividades religiosas e shows musicais, além do espaço gastronômico.

Em São João da Barra%2C o tradicional Circuito Junino começa hoje com a 147ª edição dos festejos em louvor e honra ao protetor dos pobresDivulgação

São João da Barra tem o circuito junino mais tradicional do estado, com 147 anos. Mas por pouco a comunidade ficou este ano sem um bom arraiá, por conta do corte de verbas dos royalties do petróleo. De última hora, a prefeitura confirmou que a festa começa hoje à noite e vai até o dia 29, incluindo o 371º aniversário do padroeiro da cidade. Para renovar a tradição, pretende atrair o público jovem com artistas conhecidos nacionalmente, como as duplas sertanejas Léo e Júnior (dia 17) e Hugo e Thiago (dia 24).

Não há peixe para ser fisgado nos arraiás promovidos pelo Sesc, até julho. A criançada pesca sacos de lixo e os brindes são feitos de material reciclável. A festa acontece em 16 unidades diferentes espalhadas pelo estado, com um diferencial: mistura tradição com sustentabilidade. Amanhã e sábado o Eco Arraiá chega ao Sesc Quitandinha, em Petrópolis, e ao Sesc São Gonçalo, a partir das 15h, com entrada franca. As próximas edições serão dias 19 a 21 em Três Rios e dias 20 e 21 em Teresópolis. Nas barracas, com estrutura feita por materiais sustentáveis, cerca de 800 profissionais dos próprios municípios são empregados.

Em Caxias%2C o palco da festa do padroeiro foi montado ao lado da Catedral para a tradicional quermesseDivulgação

O superintendente de programas sociais do Sesc, Marco Rego, destacou que as famílias que ocupam as barracas recebem curso de responsabilidade ambiental. “A gente abriu para a comunidade, pessoas que já têm um trabalho ligado à cultura e da preservação. É uma festa que celebra a tradição com forró e comidas típicas.”

Dá tempo para 'casar' em Búzios

UM santo casamenteiro moderno. É neste clima que acontece a terceira edição do Búzios Love, que atrai 10 mil pessoas à rede hoteleira. Hoje e amanhã o charmoso balneário se transforma na Las Vegas do interior, celebrando casamentos simbólicos, com direito a chuva de arroz. O evento reúne mostra de artigos para noivas. “Búzios é muito escolhida para casamentos. Aproveitamos esse mercado para atrair mais público à cidade”, diz o secretário de Turismo, Alexandre Raulino.

Programa-se

SÃO JOÃO DA BARRA
Hoje tem show com o grupo Swing Muleke, às 22h30. A manhã, alvorada e queima de fogos às 6h, missa às 10h e procissão às 18h, além de shows com as bandas Dom Divino, Forró Katukaí e Christy Fidélis. No domingo, haverá shows com as bandas Cartão Postal e Dom Divino, a partir das 20h.

DUQUE DE CAXIAS
De hoje a domingo, festival literário, das 14 às 21h e circuito gastronômico a partir das 12h. Hoje, às 18h30, haverá a Missa dos Namorados, na Catedral. Às 20h, haverá o Baile do Casamenteiro com a Lira de Ouro no Teatro Raul Cortez, seguido do Forró Calor do Brejo. 

MACAÉ
Hoje tem show local, a partir das 20h. Amanhã, missa às 11h, seguida por feijoada na praça; procissão às 18h, missa e show com a cantora católica de axé, Jake. No domingo, haverá corrida e caminhada em homenagem ao santo, missa, almoço e bingo na praça. Às 22h, sorteio do show de prêmios.

Reportagem de Lucas Gayoso

 

Últimas de _legado_O Dia no Estado