Paraty reabre Museu de Arte Sacra

Reforma custou R$ 2,5 milhões e foi financeira om apoio do Ministério da Cultura

Por O Dia

Paraty (RJ) - O Museu de Arte Sacra de Paraty (MAS) será reaberto neste sábado (13), após passar por ampla reforma, que somou mais de R$ 2,5 milhões. Fechada desde 2011, a instituição ganhou novo projeto de iluminação, teve a estrutura do telhado e da rede elétrica recuperada, parte dos objetos litúrgicos foram restaurados, a fachada e o interior, pintados e os retábulos, descupinizados.

O processo de requalificação do conjunto arquitetônico de Santa Rita teve início em 2006 e apoio de empresas via Lei Rouanet. O MAS é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura. O ministro da Cultura, Juca Ferreira; o presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão; e o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, participarão da reabertura do Museu, às 19h30. 

Na cerimônia ainda ocorrerá uma procissão de celebração da volta da imagem de Santa Rita para o MAS, a qual ficou na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios durante o período de obras. Também será erguido o Mastro de Santa Rita da Festa de 2015 no Largo de Santa Rita pelos atuais festeiros. O evento contará ainda com a apresentação da Banda Santa Cecília e com o Coral da Universidade do Rio de Janeiro (UniRio).

Últimas de _legado_O Dia no Estado