Para vencer a crise, Casimiro quer estimular compras locais

Prefeitura vai lançar programa que fomenta toda a cadeia de mercado para apoio aos pequenos negócios locais

Por O Dia

Casimiro de Abreu (RJ) - Os micro e pequenos empreendedores de Casimiro de Abreu ganharão um estímulo a mais em seus negócios. Está em fase de implantação no município o projeto Compras Casimiro, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae. Com ele, a atual administração pretende reformular todo o processo de compras governamentais, fomentando cada vez mais esta cadeia de mercado.

O esforço, que começou em janeiro deste ano, é feito ainda para que a economia do município se restabeleça, principalmente, diante do atual cenário de crise, que atingiu a toda a região. "Este projeto é um ciclo de sucesso, pois, incentivando este público alvo, eles fornecem mais, aumentam suas as rendas, contratam mais funcionários e, conseguem aumentar o poder de compra da população. Ou seja, é uma forma de aplicar recursos públicos para apoiar grupos ou segmentos de nossa sociedade, trazendo mais dignidade e qualidade de vida para todos", disse o prefeito Antônio Marcos.

Este tratamento diferenciado para a Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), determinada pelo Compras Casimiro é garantido nas compras públicas, que vão desde a diferenciação da habilitação jurídica até as compras exclusivas, com valor até R$ 80 mil. Todas as informações sobre os editais para que possam disputar as licitações estarão disponibilizadas em um site específico a ser construído.

De acordo com o subsecretário de Governo, Thiago Dias, as ações além de emprego e renda, proporcionam cidadania para aqueles que buscam no trabalho a sua ocupação e sua valorização como indivíduo. "Com este estímulo, conseguimos ainda reduzir a informalidade, fazendo crescer a arrecadação de impostos".

A implantação do Compras Casimiro será feita por meio de diversas etapas. Já foi concluído a revisão e atualização dos decretos, legislações vigentes e a implantação do pregão eletrônico. Na última semana foi analisado e regulamentado o Fluxograma dos Processos Administrativos, visando maior celeridade processual e desburocratização entre a fase interna e a fase externa do processo.

Está em andamento também a elaboração do site de compras específico para o município. O sítio eletrônico será composto por legislações, avisos de licitações, download de editais e editais exclusivos. É desenvolvido ainda um manual de compras a ser distribuído no I Seminário de Compras Públicas para funcionários e posteriormente, empresários locais, que ainda será programado.

Últimas de _legado_O Dia no Estado