Caxias inaugura centro de vacinas inédito na Baixada

Unidade aberta nesta quarta (8) funcionará como central de distribuição para várias campanhas de imunização

Por O Dia

Duque de Caxias (RJ) - Duque de Caxias é a primeira cidade da Baixada Fluminense a contar com um Centro Municipal de Vacinas. Inaugurada nesta quarta-feira (8), a unidade funcionará tanto como central de distribuição das vacinas que fazem parte do calendário de imunização, como também de vacinas especiais: Hepatite B, Febre Amarela, antirrábica e difteria.

“Caxias é pioneira na Baixada Fluminense ao implantar um centro municipal de vacinas, onde a população encontrará vacinas que não estão disponíveis nas unidades de saúde, como a da febre amarela ou da hepatite B", destacou o prefeito Alexandre Cardoso.

Ele afirmou que a prefeitura tem investido maciçamente na área da saúde, seja com a ampliação do Programa Saúde da Família (PSF), ou criando esta central. "O nosso objetivo é transformar a área que engloba o Centro Municipal de Saúde, a UPA Infantil Walter Garcia e o Hospital Infantil Ismélia Silveira, no quarteirão da saúde”, explicou o prefeito.

Para o secretário de Saúde, Camillo Junqueira, Caxias reforça sua vocação de referência na Baixada Fluminense na área da saúde. “O Centro Municipal de Vacinas além de funcionar como uma central de distribuição das demais vacinas que são aplicadas nos postos, permitirá, por exemplo, que a pessoa que pretende viajar e necessita da vacina contra a Febre Amarela, seja imunizada”, revela.

A coordenadora de Imunização de Caxias, Maria das Graças Lana Jorge, explica que a unidade é de grande importância para a cidade. “Com esta central ficará mais fácil a distribuição das vacinas para as unidades de saúde de Caxias. Este era um desejo antigo do setor, que agora é realidade. A nossa meta é gradativamente ampliarmos o número de vacinas especiais, que são muito caras e não estão disponíveis nas campanhas deimunização”, disse.

Visita ao Hospital Infantil

Após a inauguração do Centro Municipal de Vacinas, o prefeito vistoriou as obras do hospital Infantil Ismélia Silveira, acompanhado do secretário de Saúde. Durante a visita a dona de casa Aldinéia Ramos da Silva, que está com o filho internado, elogiou o atendimento no hospital e a melhoria na Saúde do município.

“Só tenho elogios para o atendimento que meu filho tem recebido aqui no hospital. Os médicos são cuidadosos, e ele está se recuperando muito bem. É a primeira vez que um prefeito melhora a qualidade da saúde. No passado, não vi a prefeitura investindo nos postos desaúde “, comentou.

Últimas de _legado_O Dia no Estado