Macaé e Friburgo promovem feiras de economia solidária

Objetivo é valorizar produção local, especialmente de artesãos e agricultores, praticando valores do comércio justo

Por O Dia

Rio - De quinta-feira (9) até sábado (11), Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, promove a 56ª edição da Feira de Economia Solidária. O objetivo é valorizar o produto local, dar oportunidade às artesãs de mostrar o seu trabalho, expor produtos de qualidade com preço acessível e também promover a interação entre o segmento.

Em Macaé, no Norte Fluminense, a  1ª Feira da Economia Solidária acontece sábado, na Praça da Horta Comunitária Nova Macaé, na Rua 9 no bairro Nova Macaé, que contará com a venda de produtos orgânicos e ecológicos, exposição de artesãos locais e espaços para trocas. O evento é dividido em Feira Grátis da Gratidão, Feira Artesanal Local, com produção da comunidade macaense e regional, e Feira Agroecológica, com a produção de sítios e assentamentos locais.

Em Nova Friburgo, o evento é organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho. A tradicional feira é considerada uma importante fonte de renda para as famílias e este ano promete superar as expectativas de venda. O evento ocupa as dependências da antiga rodoviária Leopoldina – Corredor Cultural, das 9h às 19h, na Av. Alberto Braune, 223, no centro da cidade (ao lado do prédio da prefeitura).

Em Macaé, o objetivo da feira, de acordo com Lana Rosa, uma das colaboradoras do evento, é fortalecer a consciência do produtor e do consumidor para o consumo crítico, justo, ético e solidário, contribuindo na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária. "Queremos criar espaços de encontro possibilitando a formação de redes e a multiplicação desses ideais".

Últimas de _legado_O Dia no Estado