Por lucas.freitas

Casimiro de Abreu (Rj) - Neste domingo, 26, a cidade de Casimiro de Abreu recebe a última edição do “Piquenique Literário” do Ler é uma Viagem. A ação cultural de encerramento do Programa será realizada na Praça Lúcio André, próxima da Estação Casa Cultura da cidade entre as 15h e 18h. O público poderá conferir gratuitamente o evento que reúne diversas atividades que visam estimular o prazer pela leitura.

O Projeto está visitando a cidade de Casimiro de Abreu desde o mês de abril e já passou pelo bosque das Carrapateiras, por Professor Souza, Rio Dourado, Barra de São João e por Palmital. “Agradecemos imensamente à população de Casimiro de Abreu que sempre compareceu em bom número às nossas oficinas. Aproveitamos também para convidá-los mais uma vez para este último “Piquenique Literário” que acontece no dia 26”, comenta Élida Marques, idealizadora do Projeto.

Aprovado na Lei Rouanet, por Élida Marques Produções Artísticas, o “Piquenique Literário” recebeu patrocínio da empresa Carioca Engenharia e Instituto João e Maria Backheuser para visitar o município e seus distritos entre os meses de abril e julho e tem apoio da SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu e VR Projetos.

O “Piquenique Literário” tem como símbolo central uma árvore de livros na qual as obras são penduradas, convidando a população a provar as histórias como frutos colhidos na hora. Adereços artesanais como: Varal de Poesia e Paineis bordados, feitos pelo Grupo Reinações de artesanato e literatura, formam uma ambientação criativa e agradável. Entre as atrações, o público pode assistir e participar de um sarau com leitores públicos, contadores de histórias e músicos e ainda, um espaço para troca de livros. “Convidamos crianças, jovens e adultos para trocarem livros com a gente e com pessoas interessadas.”, diz Élida Marques, coordenadora do projeto.

Além disso, o evento conta com a presença de mediadores de leitura que terão o papel de convidar e favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades. “Esses mediadores estão passando por uma formação gratuita com a equipe de arte-educadores do Ler é uma viagem, com encontros nos dias que antecedem os piqueniques”, comenta.

Você pode gostar