Macaé comemora 202 anos com festa

Em meio a crise, no dia do aniversário, população ganha um novo hospital, restaurante popular e orla revitalizada

Por nicolas.satriano

Rio - Mesmo diante de uma grave crise, o aniversário de 202 anos de Macaé, celebrado hoje, reserva bons motivos para o morador da cidade comemorar. Além da extensa programação cultural da 36ª Expo, inaugurações nas áreas de saúde, cultura e lazer prometem melhorar a qualidade de vida de sua população.

Hoje, serão inaugurados o novo Hospital Público Municipal Irmãs do Horto, com 100 leitos, um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas e academia na praia de Imbetiba e restaurante popular, no bairro da Aroeira. O refeitório servirá mil refeições por dia a R$ 1 , com atendimento das 10h às 14h.

Revitalização da orla de Imbetiba entregou à população uma academia e anfiteatro para 100 pessoasDivulgação

Para realizar estas ações, a prefeitura alega que cortou gastos: o número de secretarias passou de 60 para 25, contratos e salários foram reduzidos, entre outras medidas.

O objetivo é fazer com que Macaé não seja mais vista apenas como o “eldorado” do petróleo. “Historicamente, Macaé vinha se preocupando só com trabalho. Mas essa cadeia também quer lazer, cultura. A intenção é promover o turismo de lazer além dos negócios “, afirmou o secretário Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães.

Novo HPM Irmãs do Horto terá enfermarias e pronto atendimentoDivulgação

Ontem, um show do cantor Luan Santana abriu a 36ª Exposição Agropecuária. Na próxima sexta-feira, o grupo O Rappa passa pelo Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, e Sorriso Maroto sobe ao palco no sábado. Mais do que divertir o público, a programação pretende impulsionar a economia local, com exposição de animais da raça Nelore, concurso leiteiro e rodeios.

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos Júnior (PV), destacou os esforços para driblar a crise. “Enfrentamos dificuldades como todo mundo, mas cortamos investimentos que dariam pouco resultado e priorizamos saúde e educação”, diz.

21ª Expo celebra 197 anos de Itaguaí

O município de Itaguaí, na Região Metropolitana, também está em festa para comemora o aniversário de 197 anos a partir de hoje, na abertura da 21ª Expo Itaguaí. Os cantores Luan Santana e Paula Fernandes são as grandes atrações do evento que vai até domingo no Parque de Exposições.

“Tivemos que adiar a Expo em 30 dias, para priorizar a inauguração de postos de saúde. Mas não poderíamos deixar de realizar o evento, pela importância que tem para a população e o retorno econômico que traz, movimentando o comércio”, disse o prefeito de Itaguaí Weslei Pereira.

Últimas de _legado_O Dia no Estado