Férias com festa no interior

Atrações no último fim de semana de recesso aquecem comércio e rede hoteleira do estado

Por O Dia

Rio - Cultura levada para o interior em mais um fim de semana de atrativos musicais e novidades gastronômicas na Região Serrana. Nestes últimos dias de férias escolares, ainda dá tempo para aproveitar estas e outras programações para todas as idades em várias cidades do estado.

Em Paulo de Frontin, por exemplo, há uma programação especial para cinéfilos que deixa o público “paralisado, concentrado, fascinado”, segundo Antenor Neto, gerente de Cultura e Arte do Sistema Firjan e organizador do Cine na Estrada, descreveu a reação que as pessoas têm no primeiro contato com o cinema através do projeto. Após passar por 10 cidades, o telão itinerante chega a Paulo de Frontin amanhã.

De acordo com o IBGE, dos 92 municípios do Rio, apenas 27 possuem salas de cinema. A intenção é expandir o alcance da sétima arte no estado. “É uma forma de levar cultura a esses lugares e fazer os moradores sentirem afeto, ao local de origem. Vira um acontecimento, eles vestem roupa de gala”, conta Antenor. São esperadas aproximadamente mil pessoas na Praça Senador Nelson Carneiro, no Centro da cidade.

Rio Bonito recebe o 37º Festival de TeatroDivulgação

O interior ainda recebe o 37º Festival Estadual da Fetaerj, em Rio Bonito. Hoje, duas peças serão encenadas na Praça Fonseca Portela. Amanhã, um documentário estreia no Colégio Cinecistas. Ambos têm entrada gratuita.

A crise não subiu a serra durante este inverno. De acordo com a Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau (NFCVB) , associação que representa hotéis do município, 100% dos leitos estão ocupados de hoje até domingo. Muitos deles estão subindo para o último fim de semana do Festival de Inverno do Sesc, com show do Rapper Emicida, no sábado, em Teresópolis, e também pelo evento gastronômico Food Truck Park Brasil, no Castelo de Itaipava, até domingo.

“Está sendo nosso melhor inverno em quatro anos. Com todos esses eventos estamos tento um público surpreendente. Muita gente não está podendo viajar para longe e vem para a serra”, comemorou a presidente do NFCVB, Ana Paula Fabris.

PROGRAMAÇÃO

TEATRO EM RIO BONITO

Duas peças encerram hoje a mostra competitiva do Prêmio Paschoalino. São três apresentações diárias, às 11h e às 21h no teatro da CDL e às 18h, na praça Fonseca Portela. O festival termina amanhã com exibição do filme “AGA”.

TUNING EM TERÊ

Para os fãs do som automotivo, no domingo, a partir das 12h, o Parque Municipal de Exposições (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5), em Albuquerque, receberá o Teresópolis Expo Tuning, válido pela Etapa Oficial do Circuito Carioca. O campeonato reúne equipes da cidade, de Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Caxias, Guapimirim, Magé, Nova Friburgo, Petrópolis e do Rio.

FESTIVAL DE INVERNO

A Banda Suricato encerrará o Festival de Inverno em Teresópolis com show no domingo, às 20h, no Parque Regadas. Amanhã, quem comandará a festa a partir das 20h, é o rapper Emicida, no mesmo local.

SAMBA EM ANGRA

Começa no domingo, a 2ª edição do Agosto Cultural, festival com mais de 60 atividades artísticas distribuídas em 20 espaços da cidade. A programação inclui sarau de poesias, exposições, oficinas, cursos, lançamentos de CDs e livros, comemoração do aniversário da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis e o Encontro de Música Latina de Angra dos Reis (EnAngra).

Reportagem do estagiário Lucas Gayoso

Últimas de _legado_O Dia no Estado