Chefs renomados estarão nas Oficinas do Festival Macaé Cultura e Gastronomia

O evento reúne também a terceira edição da Ciranda Literária de Macaé

Por O Dia

Macaé (Rj) - A Cozinha Show do 6º Festival Macaé Cultura e Gastronomia - Sabores do Brasil traz, nesta edição, chefs renomados que estarão presentes nas oficinas: Thomas Troisgros (filho de Claude Troigros), o italiano Massimo Torrezan (Fratelli restaurante), Checho Gonzales (Comedoria Gonzalez) e Jimmy McMannis. Uma oportunidade única para participar da elaboração de pratos especiais, sob a 'batuta' de chefs de alto padrão. Além disso, o jornalista e consultor de vinhos Alexandre Lalas também estará presente no festival dando dicas valiosas sobre a bebida. As crianças também não ficarão de fora da programação com oficinas de gastronomia infantil com a chef Fabiana Pimentel e as minichefs Beatriz Pinheiro e Isabel Dias. O evento é realizado pelo Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Prefeitura de Macaé e Sebrae, com patrocínio da Difratelli e apoio cultural Sesi/Firjan, entre os dias 6 e 9 de agosto, na orla dos Cavaleiros.

O evento reúne também a terceira edição da Ciranda Literária de Macaé (Clim) e uma programação musical que terá como atração principal o guitarrista do The Police, Andy Summers e Rodrigo Santos (Barão Vermelho) encerrando a programação do festival no Lagoa Rock, no dia 9, às 17h, na Lagoa de Imboassica. Eles estarão juntos no palco, abrindo a turnê no Brasil com sucessos do The Police e do Barão Vermelho.

O menu degustação tem a participação dos restaurantes do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros servindo pratos a R$ 20,00 e sobremesas a R$ 15,00. A abertura do 6º Festival Macaé Cultura e Gastronomia - Sabores do Brasil será na quinta-feira (dia 6) às 18h. Na sexta e sábado (7 e 8), o evento começa às 11h e, no domingo (9), às 10h.

O chef Thomas Troisgros é filho de Claude, sobrinho de Michel, neto de Pierre, bisneto de Jean Baptiste, teve desde a infância contato com a cozinha. Representante da quarta geração de chefs que tem a gastronomia como história, Thomas é formado pelo Culinary Institute of America, nos Estados Unidos, trabalhou no restaurante de Daniel Boulud, em Nova York. Ele passou a trabalhar com o pai no Olympe em 2006, quando voltou ao Brasil. Em 2013 abriu a Reserva TT Burger, na capital carioca.

Há 18 anos no Brasil, o chef Massimo Torresan comanda a cozinha italiana do Fratelli (Leblon e Barra da Tijuca), conhecido restaurante carioca pela qualidade e porções fartas dos pratos. Já Checho Gonzales, da Comedoria Gonzalez (que funciona dentro do Mercado de Pinheiros, em São Paulo) é um cozinheiro boliviano e é cocriador do evento O Mercado (ao lado de Henrique Fogaça). A fama é que seus ceviches são os melhores da capital paulista.

Jimmy McMannis é conhecido como o "Ogro da Ana Maria Braga" e do programa Ogrostonomia. O chef é americano, nasceu no Texas (EUA) e tem mãe carioca. Ele é especialista em hamburguers. Alexandre Lalas é consultor de vinhos da revista Gula Gula e conselheiro da filial carioca da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV/RJ). Também é membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo, em Portugal, escreve para as revistas especializadas Adega, no Brasil, e Wine, em Portugal. As inscrições devem ser feitas até meia hora antes das oficinas, no espaço da Cozinha Show.

Últimas de _legado_O Dia no Estado