Especialistas se reúnem em evento para o Desenvolvimento Sustentável

Encontro é promovido pelo governo estadual e será realizado nesta sexta-feira e sábado

Por O Dia

Rio - Mais de cem especialistas das áreas de Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, entre os quais 47 secretários dos 21 municípios da Região Metropolitana, estarão nesta sexta-feira e sábado, em Teresópolis, para participar do 1º Encontro Metropolitano para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento é promovido pelo Governo do Estado com o apoio do Banco Mundial, e tem o objetivo de identificar e buscar soluções para os principais gargalos que dificultam o desenvolvimento equilibrado e sustentável da Região Metropolitana.

O encontro contará também com a participação de técnicos das secretarias de Estado de Transporte, Desenvolvimento Econômico, Ambiente, Habitação e Planejamento, especialistas das concessionárias de transporte e energia, Cedae, e representantes de universidades, Ongs e sociedade civil.

“As propostas que surgirem neste encontro serão usadas pela Câmara Metropolitana como subsídios para o Plano Estratégico Metropolitano, que está sendo contratado pelo Governo do Estado”, explica o diretor­executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro.

“É a primeira vez que um Plano Estratégico é elaborado e a primeira vez que ocorre um encontro de secretários das áreas de desenvolvimento urbano da região”, ressalta Vicente Loureiro. Segundo ele, outros eventos serão realizados com mais representantes da sociedade civil.

A metodologia adotada é denominada “Charrett”, que propõe aos participantes exercícios de planejamento colaborativo a partir de experiências pessoais, com apresentações de ideias consensuais, através de desenhos e ilustrações.

Últimas de _legado_O Dia no Estado