Paraty abre o 33º Festival da Cachaça

O evento acontece entre 13 e 16 de agosto, no Areal do Pontal, e reúne atrações gastronômicas e musicais

Por O Dia

Paraty (RJ) - Começa nesta quinta-feira (13), a partir das 20h, o tradicional Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. Em sua 33ª edição, o evento acontece de quinta-feira a domingo, no Areal do Pontal. A tenda principal vai abrigar os estandes dos cinco alambiques que participam este ano (Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco) para compra e degustação da cachaça, auditório de palestras entre outros estandes institucionais e Praça de Alimentação com 22 quiosques comandados em sua maioria por chefs da cidade, além de uma extensa programação musical.

Na Praça de Alimentação, o Polo Gastronômico de Paraty escolheu os 11 restaurantes que mais se encaixavam com a nova política de requalificação do evento, oferecendo pratos e petiscos que tenham ligação com a bebida e cumprindo as normas e padrões estabelecidos. No novo formato os frequentadores poderão desfrutar de diversas iguarias oferecidas pelos simpáticos estandes à beira do rio. Neste mesmo espaço, os visitantes poderão também saborear as cachaças, com o acompanhamento das músicas e danças típicas.

De acordo com a Secretaria de Turismo, para agradar o público em geral, a programação musical este ano ficou bem eclética. Com a proposta de valorização da cultura local, músicos de Paraty e regionais se apresentam em uma programação que conta com show de pagode, forró, pop rock, chorinho, MPB, aamba e soul. As atrações acontecerão durante todo o dia na tenda principal, a partir das 11h.

Realizado desde 1982, quando começou com o nome Festival da Pinga e Produtos Típicos de Paraty, é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo um grande público. O evento vem passando por um grande processo de requalificação em sua estrutura e funcionamento, cenografia e programação, num esforço conjunto da Secretarias de Turismo, Associação dos Produtores de Cachaça de Paraty – Apacap - e Polo Gastronômico de Paraty.

Programação

Tenda principal (Areal do Pontal)

Quinta-feira, 13/8:
20h - Ary e Herivelto (Chorinho)
22h – Só Lazer (Pagode)

Sexta-feira, 14/8:
13h – Som Mecânico DJ
19h - Velha Guarda (Samba)
21h – Trio Dona Zefa (Forró Universitário)
23h – Ultravoltz (Pop Rock)

Sábado, 15/8:
13h – Claudio Bocah (MPB)
15h – Os Caiçaras (Ciranda Caiçara)
19h – Bando Bagunço (Fanfarra – Diversos)
21h – Ciranda Elétrica (Ciranda Caiçara)
23h – Babu Santana (Soul – Tim Maia)

Domingo, 16/08:
11h – Gil (MPB, Samba)
13h – Abayomi (MPB, Samba)
15h – Os Coroas Cirandeiros(Ciranda Caiçara)
20h – Soul Caiçara (Forró, MPB)
22h – Grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira (Caipira)

Últimas de _legado_O Dia no Estado