Agosto terá primeira edição do Tilápia Gourmet de Ipiabas, no Vale do Café

Elaborado pela Fiperj, evento gastronômico visa estimular a produção e o consumo do pescado

Por O Dia

Ipiabas (Rj) - A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), por meio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vai promover entre os dias 28 e 30 de agosto o 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas, em Barra do Piraí, na Região do Vale do Café. O projeto visa estimular a produção e o consumo da tilápia, peixe de alta qualidade nutricional, além de fomentar o turismo local com a instituição de um Polo Gastronômico, contribuindo para o desenvolvimento regional. Já como parte do evento, o Sebrae/RJ, uma das entidades parceiras na ação, está realizando oficinas de capacitação junto aos estabelecimentos participantes. As próximas atividades estão previstas para os dias 18 e 19.

O evento terá concurso gastronômico, com a eleição dos melhores pratos à base de tilápia dos estabelecimentos participantes; e o “Espaço Gourmet”, tenda onde serão realizadas palestras de renomados chefes de cozinha, com preparação de pratos especiais, e workshops de “Processamento Artesanal da Tilápia” ministrados por técnicos da Fiperj, nos quais o público aprenderá a fazer almôndegas, bolinhos, quibe, ceviche, patê, salada, tudo com o pescado. Outra atração são as oficinas de recreação infantil, que ocorrerão no último dia.

Durante todos os dias de evento, a partir das 10h, na estrutura montada na Praça de Ipiabas, técnicos da Fiperj vão orientar visitantes, incluindo alunos de escolas públicas, sobre o processo de criação da tilápia. O espaço contará com aquários com exemplares da espécie em diversas fases do seu ciclo de vida e equipamentos usados na atividade (viveiros escavados e tanques rede), distribuição de folders e receitas. A equipe vai ensinar também como escolher o peixe fresco e alertar sobre os benefícios do consumo desse alimento, que possui baixo teor de gordura e menos calorias (se comparado a outros tipos de carne); é fonte de vitaminas A, B e D, cálcio, fósforo e outros minerais importantes para o fortalecimento dos ossos; e é rico em ômega 3, que faz bem às artérias e ao cérebro.

Haverá ainda estande destinado ao Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Sedrap, com a exposição de peças confeccionadas a partir do couro da tilápia; e outro com orientações sobre o programa Banco de Alimentos da Ceasa-RJ (também vinculada à pasta); além de espaços destinados aos parceiros.

À noite é a vez de conceituadoschefs cuisiniers subirem ao palco do Espaço Gourmet, a convite da chef Letícia Vilardo, para a apresentação de oficinas gastronômicas tendo a tilápia como ingrediente principal. Um dos maiores expoentes da cozinha oriental no Brasil, o japonês Nao Hara ensinará, no dia 28, técnicas para a elaboração de pratos com o peixe. Já no dia seguinte, o francês David Mansaud, representante do grande chef Alain Ducasse no país, revelará os segredos da alta gastronomia na preparação de receitas consagradas à base do pescado.

Últimas de _legado_O Dia no Estado