Transporte gratuito em Maricá é suspenso

Prefeitura determina paralisação para atender decisão da Justiça, a favor de sindicato de empresas de ônibus

Por O Dia

Maricá (RJ) - Os ônibus gratuitos que circulam desde dezembro do ano passado em Maricá estão suspensos. Em respeito à decisão do Tribunal de Justiça, por determinação do prefeito Washington Quaquá o transporte público gratuito será temporariamente interrompido.

Em nota, a prefeitura informou que "o município lamenta a decisão, motivada pelo sindicato patronal das empresas de ônibus, que na prática impõe uma punição aos mais carentes por devolver esse enorme contingente de pessoas novamente à dependência dos caros e péssimos serviços prestados pelo monopólio que o sindicato representa".

Ainda de acordo com a prefeitura, as recentes fiscalizações realizadas pelo poder público nessas empresas, cujo resultado foi a apreensão de dezenas de veículos que rodavam sem condições de segurança,  comprovam "a necessidade de se dar fim a um modelo de concessão que tornou Maricá e seus moradores reféns de um grupo econômico".

A suspensão, de acordo com a nota, valerá até que sejam esclarecidas, junto ao Poder Judiciário, as dúvidas em relação à convergência entre itinerários da Empresa Pública de Transportes (EPT) e das concessionárias, uma vez que a medida judicial determina que os “vermelhinhos” não circulem nos mesmos roteiros das linhas protegidas pela exclusividade.

"O serviço será retomado assim que os estudos de trajeto sejam concluídos pelos técnicos da autarquia de transportes. A Prefeitura também continuará recorrendo em todas as instâncias judiciais possíveis em defesa dos interesses dos seus munícipes", informa.

A prefeitura declarou ainda que "o direito à mobilidade resgatado com a Tarifa Zero de Maricá é uma conquista de todos os moradores da cidade" e que "esse modelo transformou a cidade em referência nacional na luta contra o enorme poder dos grupos que controlam o transporte público em todo o país".

"O compromisso do prefeito Washington Quaquá e de todo o governo com essas pessoas continua inalterado. A EPT não só vai continuar como o sistema será ampliado e melhorado até que todo o transporte municipal seja gratuito", conclui a nota oficial.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Últimas de _legado_O Dia no Estado