Nova Friburgo sedia o principal evento de recursos hídricos do estado

O III ECOB/RJ tem o objetivo de incentivar maior integração entre os organismos que compõem os Comitês de Bacias Hidrográficas

Por O Dia

Nova Friburgo (Rj) - O terceiro Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (III ECOB/RJ) será realizado em Nova Friburgo, de 26 a 28 de agosto, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro, Centro.

A cerimônia de abertura oficial contará com a presença do Prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Des. Urbano Sustentável, Ivison Soares Macedo, membros dos nove Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) Fluminenses, gestores públicos (federais, estaduais e municipais), empresas de saneamento, universidades, instituições da sociedade civil e demais interessados no tema.

O III ECOB/RJ tem o objetivo de incentivar maior integração entre os organismos que compõem os Comitês de Bacias Hidrográficas; promover o debate sobre temas para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas; e, finalmente, promover um espaço para a divulgação de programas, planos de ações em andamento e casos de sucesso.

Nos dois primeiros dias, serão realizadas as mesas de diálogo com temas variados, encontros setoriais, apresentação de casos de sucesso e Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH). O terceiro e último dia será destinado à visitação técnica com itinerários opcionais aos visitantes: APA Estadual de Macaé de Cima; Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Conselheiro Paulino; ou ainda, Estação de Tratamento de Efluentes Industriais- STAM Metalúrgica.

Segundo o Diretor-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Macaé Ostras e Coordenador Geral do FFCBH, Affonso Henrique de Albuquerque Jr., esse é o principal evento de recursos hídricos do RJ.

“Nova Friburgo faz parte de dois desses nove CBHs, é sede do CBH Rio Dois e da principal nascente do estratégico rio Macaé. A gestão dos recursos hídricos pelos CBHs constitui-se num exercício pleno da democracia participativa, uma vez que congrega representantes das organizações de usuários de água bruta, ou água sem tratamento, do poder público municipal, estadual, federal e, também, dos consumidores de água tratada, dos pesquisadores, cientistas e professores”.

O tema do Encontro desse ano será “Comitê de Bacia: A solução para gestão das águas”.

“Com os recursos financeiros da cobrança pelo uso da água, que representam menos de 10% do total dos investimentos necessários para garantir a segurança hídrica para as atuais e futuras gerações, os Comitês planejam e elegem prioridades de forma compartilhada e participativa. Além disso, indicam aos agricultores, industriais, concessionárias de águas e esgoto e o poder público, esses os principais investidores, com base em estudos técnicos e nas demandas da sociedade local e regional, como devemos usar a água e quais os projetos que devem ser implantados ou melhorados”, explicou Affonso Henrique.

A ideia é que o evento prepare também os Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses para o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB). Por isso, em carta enviada aos organizadores, o Sec. de Meio Ambiente destacou a responsabilidade diante da seca que assola a Região Sudeste há três anos.

“Somente proteger a floresta não é mais suficiente para conservar as águas: precisamos construir um modo de uso do território respeitando as áreas de recarga hídrica. Para isso, esperamos aqui todos vocês”. O Prefeito Rogério Cabral ressaltou a satisfação em receber a III ECOB/RJ. A cidade faz sua travessia com uma gestão comprometida com o meio ambiente e com as pessoas”.

Últimas de _legado_O Dia no Estado