Por rita.costa
Na quarta-feira (13), em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, 20 crianças soltaram cerca de 40 pássaros resgatados durante operações de combate ao tráfico de animais silvestres. O ato foi organizado pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em parceria com a Polícia Militar ambiental. 
Os animais, que foram soltos em área de Mata Atlântica, passaram por diversos exames para assegurar sua segurança de volta ao meio ambiente. Entre as espécies devolvidas estão coleiros, trinca-ferros e canários da terra. 
Segundo José Maurício Padrone, coordenador da Cicca, a iniciativa de envolver crianças é a melhor forma de reforçar a educação ambiental: 
“Através dessas crianças, estamos devolvendo os animais para o lugar onde eles jamais deveriam ter saído. A retirada criminosa destes animais da natureza interrompe a cadeia alimentar e causa inúmeros prejuízos para a fauna, já que muitos deles são responsáveis pela dispersão de sementes.”, disse o coordenador.