Sucesso nas Compras: Saiba escolher o tipo de ar refrigerado

Estamos numa boa época para comprar condicionadores de ar pois o mercado varejista já tem boas promoções

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - Ter a avaliação correta da utilização de alguns produtos é fator primordial para que tanto o investimento feito na sua compra quanto o resultado do seu uso sejam positivos. Na aquisição de um refrigerador de ar, por exemplo, temos que conhecer bem a área em que o eletrodoméstico será instalado e suas características, bem como os detalhes de utilização, como gasto de energia (tabela de eficiência energética) e tamanho da área a ser refrigerado. Conforme as medidas do espaço, estima-se uma capacidade média necessária para refrigerar o ambiente e manter a temperatura desejada para o conforto desejado das pessoas que o ocupem. Só assim teremos um aparelho adequado e com um gasto de energia eficiente.

PERGUNTA E RESPOSTA

Necessito comprar mais um ar condicionado para minha sala. Devo fazer isso agora? Qual a melhor opção para um espaço 5 x 7 ? Qual tipo de aparelho eu devo escolher ?, Celina Viana, Niterói

Estamos numa boa época para comprar condicionadores de ar pois o mercado varejista já tem boas promoções. Mesmo com o calor que acontece no Rio de Janeiro e que promete não desaparecer tão cedo, temos bastante produtos disponíveis devido às vendas fracas motivadas pela crise econômica.

O que define se o aparelho vai refrigerar melhor ou pior o ambiente é a capacidade de BTUs (sigla em inglês que define a potência da capacidade térmica) e não o seu tipo ou modelo. Como conhecemos os aparelhos tradicionais de janela ou parede, portáteis ou o split.

A escolha adequada da capacidade é que vai dar o conforto suficiente para que todos que estejam no cômodo não sintam calor. No seu caso a área descrita é de 5 x 7 , o que corresponde a 35 metros quadrados, logo você deveria ter um aparelho entre 15.000 e 18.000 BTUs. Considerando sempre o de menor capacidade se o cômodo só receber o sol pela manhã e o de maior capacidade, caso o local só receba sol a tarde ou durante todo o dia.

Mas observe se este seu espaço for pouco ou parcialmente utilizado, ou se não recebe luz solar todo o dia. Uma boa opção é que você adquira dois aparelhos que se complementarão com 18.000 BTUs — dois de 9.000 BTUs, por exemplo — e que poderão ser utilizados em conjunto quando o cômodo estiver com muitas pessoas, ou separadamente, um de cada vez caso o cômodo esteja parcialmente utilizado.Assim você economiza energia não ligando os dois aparelhos de uma só vez.

Considere um acréscimo na sua conta de energia de mais ou menos 20% a mais que o que você gasta atualmente, levando em consideração que você não terá a utilização deste ou destes aparelhos por 8 horas ou mais diariamente. É uma necessidade e uma realidade buscar este conforto para a sua casa. Mas seja bem criteriosa na aquisição.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia