Ricardo Barros: vamos combater o Aedes aegypti

O compromisso de nosso governo e dos quatro milhões de trabalhadores do SUS é oferecer a você serviços públicos de qualidade

Por O Dia

Rio - Para o período de chuvas que se aproxima, o Ministério da Saúde está convocando os brasileiros para uma ação importantíssima em benefício da saúde de todos: o combate ao mosquito Aedes aegypti. Tivemos, neste ano, uma significativa redução da dengue, chikungunya e zika vírus. Vamos manter esse ritmo e proteger o Brasil dessas doenças. Queremos garantir mais saúde para nossas crianças, nossos idosos e nossas famílias.

Organizamos no Ministério uma grande mobilização para todo o país: a Sexta-Feira Sem Mosquito. Trabalhadores, alunos, homens, mulheres, cidadãos de todas regiões podem colaborar. Nas escolas públicas, as ações de combate ao Aedes começarão nas próximas semanas. Crianças e jovens serão 'agentes da saúde', voluntários, participando e multiplicando o que cada um deve fazer para não deixar água parada e eliminar focos do mosquito.

Aproveito essa ocasião para falar sobre o trabalho no Ministério da Saúde no governo do presidente Michel Temer. Em um ano e meio, transformamos a gestão na área da saúde pública. Nosso trabalho aumentou a eficiência do gasto público. No Ministério da Saúde, conseguimos uma economia de R$ 4 bilhões. Esse dinheiro virou mais remédios, equipamentos e saúde para todos brasileiros. Viabilizamos o funcionamento de mais 3.103 equipes de Saúde da Família. Garantimos recursos para mais 201 UPAs e mais de 6 mil serviços hospitalares. Metade da frota do Samu está sendo renovada.

O presidente Temer decidiu deixar aviões da FAB disponíveis, todos os dias, para transportar órgãos para transplantes. Centenas de vidas foram salvas.

Compramos mais medicamentos por menor preço e atendemos mais pessoas. Dou exemplo real: reduzimos o preço do medicamento de hepatite C, e saltaremos de 24 mil para 135 mil pacientes beneficiados.

Outro verdadeiro marco no SUS é a informatização das Unidades Básicas de Saúde. Estamos implantando o prontuário eletrônico para cada usuário em 100% das unidades. Ao tornar os dados on-line, teremos um retrato fiel do atendimento médico, do tempo dos exames e dos resultados. É mais eficiência. Tudo em parceria com estados e municípios.

Temos, ainda, aproximado as ações entre Saúde e Educação. O Programa Saúde na Escola oferece aos nossos estudantes a chance de atualizar a caderneta de vacinas, receber atendimento de saúde bucal, visual e auditiva e incentivo à alimentação saudável. Tudo na própria escola.

Neste mês, também lembramos o 'Outubro Rosa'. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O compromisso de nosso governo e dos quatro milhões de trabalhadores do SUS é oferecer a você serviços públicos de qualidade e a abrangência que a população brasileira deseja e merece.

Ricardo Barros é Ministro da Saúde

Últimas de Opinião