Por thiago.antunes

Rio - O Sesc RJ divulgou a programação completa do Festival Sesc de Inverno 2017, que começa na próxima sexta-feira, nas unidades do Sesc em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Na abertura, shows com Caetano Veloso, Tom Zé e Baby do Brasil, a partir das 20h, nas três cidades participantes. Com o tema ‘Tropikaos — A arte da criação’, o evento celebra os 50 anos do movimento tropicalista.

Caetano Veloso abre o festival em Petrópolis%2C no Sesc QuitandinhaDivulgação

A venda de ingressos começa amanhã, pelo site festivalsescdeinverno.com.br, e nas unidades do Sesc das três cidades que fazem parte do evento. Ao todo, 475 artistas fazem 120 apresentações durante 713 horas de programação cultural, que envolve música, cinema, teatro, artes visuais, circo e literatura. O festival vai até o dia 6 de agosto.

Na parte musical, ainda haverá shows de Mano Brown, Criolo, Mariene de Castro, Bossacucanova, Monte Alegre Hot Jazz Band e do sambista Wilson Moreira, entre outros. A programação musical infantil conta com oficina de sensibilização musical com o Grupo Partícula e espetáculos como ‘TropiCarnavalismo’, de Marcia Guzzo.

O Cinema Novo é destaque na programação audiovisual. Será exibido o documentário ‘Cinema Novo’, de Eryk Rocha, que traça um panorama do movimento que revelou cineastas como Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Cacá Diegues, Leon Hirszman e Joaquim Pedro de Andrade.

O diretor Walter Lima Jr. e Ana Maria Magalhães apresentam o seminário ‘Tropicália e Cinema Novo’, em que discutem relações entre as duas manifestações artística. Walter Lima Júnior também coordena Masterclass de Direção de Atores, em Petrópolis. Ainda na programação de cinema, destaque para a exibição do filme raro ‘O Rei da Vela’, de Noilton Nunes. Trata-se da filmagem da peça homônima, de Oswald de Andrade, com montagem de José Celso Martinez Corrêa, em 1971.

No teatro, o musical ‘Contra o vento — um musicaos”, do grupo Complexo Duplo, tem o Solar da Fossa, pensão que abrigou os tropicalistas no Rio, como pano de fundo. O Grupo Galpão apresenta ‘Os Gigantes da Montanha’, e Marcus Caruso, o premiado monólogo ‘O Escândalo Philippe Dussaert’, que questiona a arte contemporânea.

Veja a programação completa no site festivalsescdeinverno.com.br.

Você pode gostar