De Mozart a Tim Maia, o som da diversidade

Orquestra mistura popular e erudito em evento repleto de atrações em Campos

Por O Dia

Rio - Diversidade. A palavra resume bem a proposta da Camerata Laranjeiras. Formado por jovens moradores de diferentes regiões do Rio, o grupo reflete, no repertório, o gosto musical de cada integrante, que passa por influências da música popular e erudita. Com obras de compositores como Heitor Villa-Lobos, Mozart, Tim Maia e Jean Sibelius, o conjunto se apresenta no sábado, 19 de agosto, às 16h, no Sesc de Campos dos Goytacazes, como uma das atrações da 'Roda Cultural', evento que conta ainda com uma série de atividades gratuitas ao longo de todo o dia.

Projeto transformaçãoDivulgação

Na apresentação, os estudantes de música ainda vão apresentar um medley com os principais temas da série de filmes 'Star Wars', compostos por John Williams. O conjunto foi formado há três anos, a partir da iniciativa de três jovens músicos profissionais: o violinista carioca Tiago Cosmo, a violinista alemã Karolin Broosch e a violoncelista norueguesa Kaja Pettersen, que se inspiraram em sua própria trajetória para integrar, por meio da música, jovens de origens sociais distintas.

O sábado de atrações no Sesc Campos também abre espaço para o teatro lambe-lambe. No espetáculo 'Zicartola, bem na foto', dois artistas criam uma história utilizando bonecos numa caixa cênica. A inspiração para a trama é a imagem que ilustra a capa do LP 'Cartola', de 1976, em que o sambista aparece ao lado da mulher, Dona Zica.

Na sala de cinema da unidade serão apresentados duas obras da recente produção audiovisual japonesa. Às 13h30, a atração é 'O Segredo das Águas' (2015), de Naomi Kawase, em que um jovem casal aprende a lidar com a morte ao encontrar um corpo boiando na ilha Amami-Oshima. Antes, às 11h, o Sesc exibe a animação 'O Conto da Princesa Kaguya', inspirada numa lenda popular japonesa.

OUTRAS ATRAÇÕES

RECICLAGEM

Com água e liquidificador, os participantes da 'Oficina de reciclagem artesanal de papel' aprendem a criar polpas que, misturadas a sementes de árvores, poderão ser replantadas pelo público — às 16h. Classificação indicativa: 5 anos.

CONTO INFANTIL

Contadores de histórias transformam suas malas encantadas em bonecos para relembrar um clássico da literatura infantil: o conto 'João e o Pé de Feijão', em que um menino encontra sementes mágicas que dão origem a um gigante pé de feijão. A encenação, com duração de 60 minutos, será às 10h. A classificação é livre.

LITERATURA

Durante todo o evento haverá um estande com livros disponíveis para leitura, entre 10h e 17h, com títulos para todas as idades. O Sesc Campos fica na Avenida Alberto Torres, 397, Centro.

Últimas de _legado_Projeto Transformação